Teresópolis é uma das regiões do estado com maior concentração de pomares da tangerina ponkanBruno Nepomuceno
Palestras técnicas direcionadas aos produtores rurais sobre o manejo da tangerina ponkan, espaço com barracas para exposição e venda de produtos derivados da fruta, shows e recreação infantil fazem parte da programação, além do circuito de turismo rural chamado ‘Veredas da Ponkan’, com passeio guiado, com grupo de ciclistas, e corrida com o grupo ‘Amigas que a Corrida meu deu’.
O evento é uma realização da Prefeitura de Teresópolis com o apoio da Emater-Rio, Conselho Municipal de Agricultura, Sindicato Rural de Teresópolis, Cooperativa Agrícola COOPVIERA, Associação de Moradores, AMACAMP (Amigos e Produtores Rurais de Campo Limpo, Prates e Boa Vista) e da Associação Tereviva, além de empresas privadas. com o apoio de produtores e empresários locais.
Teresópolis é uma das regiões com maior concentração de pomares da tangerina ponkan. De acordo com dados da Emater Rio, existem cerca de 400 hectares plantados e aproximadamente 120 agricultores familiares envolvidos na atividade, com uma produção em torno de 9 mil toneladas.
Programação
Sábado, 20/07
Barraquinhas funcionando – Café da Manhã para recepção dos participantes.
Domingo, 21/07
Barraquinhas funcionando – Café da Manhã para recepção dos participantes.
Palestra Técnica 1 - ‘Noções Básicas de Manejo da Tangerina Ponkan’
Alexandre Jacintho Teixeira - Engº Agrônomo/Gerente Técnico Regional da Emater-Rio
Kleber Cozzolino - Engº Agrônomo da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural de Teresópolis
Drª Flavia Bartoly - Engª Agrônoma e Subsecretária Municipal de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural de Teresópolis
Dr. Marcos Fonseca - Engº Agrônomo/Pesquisador da Embrapa Agroindústria de Alimentos
Thaisa Aguiar – Gerente de Negócios Agro - Sicredi Paranapanema Serrana PR/SP/RJ
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.