O Cordel do Folclore chega à telona na quinta-feira (29), às 16h10Divulgação

A “4ª Mostra Humberto Mauro - o pai do cinema brasileiro”, evento gratuito que acontece até sexta-feira (30) no Cine Show Teresópolis (Teresópolis Shopping), está prestigiando os talentos de Teresópolis. Na programação do festival, serão exibidas quatro produções locais: o documentário "Saideira - A Última Festa de Rubinho no Higino", os curta-metragens “A Difícil Arte de Se Despedir” e “As Sombras da Cidade” e o longa-metragem “O Cordel do Folclore”.
O documentário “Saideira – A Última Festa de Rubinho no Higino”, de Leo Bittencourt, conta a história de Rubens Tendler, o popular Rubinho, que por quase 40 anos comandou o Higino – a mais famosa estrutura de cultura e entretenimento de Teresopolis, dentre as maiores do estado do Rio de Janeiro. Depois de 11 anos sem entrar no Higino desde que entregou a gestao do espaco, Rubinho volta a casa no momento de divulgacao e preparativos da que seria a ultima festa da sua vida naquele espaco. A produção será exibida na quarta-feira (28), às 17h.
Ainda na quarta-feira (28), às 19h, será exibido o curta-metragem “A Difícil Arte de se Despedir”, de Rafael Reis. Na produção, o espectador acompanha os desdobramentos da vida de Bianca, que acaba de descobrir uma doença terminal, como ela reage e os impactos que isso causa aos que estao em seu entorno. Uma historia para emocionar e fazer refletir.
O longa-metragem “O Cordel do Folclore, escrito por Jonathan Marques e dirigido por Adriano Ramires, chega à telona na quinta-feira (29), às 16h10. É um filme que combina elementos do cordel nordestino com lendas do folclore brasileiro. O filme explora de maneira criativa e poetica diversas historias e figuras do imaginario popular do Brasil, utilizando a linguagem caracteristica dos cordeis, que sao poemas narrativos tradicionais. Ze do Cordel, um contador de historias do sertao nordestino, descobre um antigo livro encantado por Tupa, o deus dos povos indigenas. Ao abri-lo, ele inadvertidamente cria um portal para um mundo onde os personagens iconicos do folclore brasileiro ganham vida.
Na sexta-feira (30), às 20h20, é a vez de “Sombras da Cidade”, de Sanderson Costa e Wellington Teixeira. O curta-metragem conta a história de Davi (Rodrigo Martins), um fotografo apaixonado por fotografar o caos, pessoas drogadas, bebadas, lugares sujos e obscuros. No dia seguinte, ao revisar as fotos, uma silhueta negra chama sua atencao. Sempre ao fundo e olhando para a camera. Davi se torna obcecado pela figura. Ele ve a figura em cada foto que tirou, em diferentes locais, mas sempre nas revelacoes e nunca no momento da foto.
“Fizemos questão de prestigiar os artistas locais. Teresópolis não foi apenas o berço dos festivais de cinema nacionais, como continua sendo um celeiro de artistas de muita qualidade. Convidamos os teresopolitanos a vir prestigiar as produções de altíssima qualidade que incluímos na programação”, afirma André Di Mauro, produtor da mostra.
Sobre a “4ª Mostra Humberto Mauro - o pai do cinema brasileiro”
A “4ª Mostra Humberto Mauro - o pai do cinema brasileiro”, que acontece de 26 de agosto a 1º de setembro em Teresópolis, Rio de Janeiro, é uma homenagem ao cineasta mineiro, nascido em Volta Grande, cuja trajetória passou por Cataguases e Rio de Janeiro a partir dos anos 1920. Humberto Mauro é responsável por uma filmografia de mais de 300 documentários, autênticos e de qualidade, que influenciaram diversas gerações de cineastas.
Uma produção da Di Mauro Filmes, o evento é uma realização da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Paulo Gustavo, e do Ministério da Cultura do Governo Federal. O evento tem o apoio institucional do Cine Show Teresópolis, do Teresópolis Shopping, do Hotel Le Canton, do Centro Técnico Audiovisual e do Espaço Cultural Higino.
Serviço:
“4ª Mostra Humberto Mauro - o pai do cinema brasileiro”
Data: 26 de agosto a 1º de setembro de 2024
Local: Cine Show Teresópolis - Teresópolis Shopping (R. Edmundo Bittencourt, 101, 2º piso - Várzea)
Programação completa: http://mostrahumbertomauro.com.
Você pode gostar
Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.