Especialistas alertam sobre a importância da qualidade dos alimentos - divulgação
Especialistas alertam sobre a importância da qualidade dos alimentosdivulgação
Por

Rio - Que o café da manhã é uma das refeições mais importantes do dia não é novidade. No entanto, pesquisadores espanhóis foram além. Eles descobriram que as pessoas que fazem a refeição matutina são menos propensas a desenvolver aterosclerose, que é caracterizada pela formação de placas que obstruem as artérias. O estudo foi feito com adultos, entre 40 e 54 anos, que consumiam, em média, 2.300 caloria por dia. Em nenhum dos casos havia histórico prévio de doença cardiovascular.

Entre eles, foram estudados três padrões de consumo do café da manhã: 3% ficavam de jejum ou consumiam apenas 5% da energia total do dia, 70% faziam uma refeição leve, de 5% a 20% da ingestão total de energia, e apenas 27% dos pesquisados comiam um pequeno almoço na refeição, com mais de 20% da quantidade energética diária.

Após essa classificação, os voluntários foram submetidos ao ultrassom das artérias a fim de verificar as evidências precoces de aterosclerose. Com o exame, o grupo chegou ao seguinte resultado: quase 75% dos que fizeram jejum pela manhã apresentaram sinais de acumulação de placa. Entre os que fizeram apenas uma refeição leve, o índice foi de 64%. O número caiu para 57% no grupo dos que tomaram um café da manhã reforçado.

De acordo com o endocrinologista Francisco Tostes, a primeira alimentação do dia influencia na reconstituição das reservas de energia utilizadas após um longo período de jejum noturno. Para ele, é preciso estarmos atentos ao que ingerimos. "As funções do aparelho digestivo são restabelecidas no café da manhã. A falta dele pode influenciar a produtividade do corpo. Por isso, ele é fundamental. O mais importante é se preocupar com a qualidade dos alimentos", diz.

FATOR DE RISCO NÃO INFLUENCIA

A partir dos dados, o estudo concluiu que cortar o café da manhã pode ser associado a uma maior probabilidade de aterosclerose não coronária e generalizada, independentemente da presença de fatores de risco cardiovascular. A análise foi realizada dentro do estudo 'Progressão de Aterosclerose Subclínica Precoce', publicado no jornal do American College of Cardiology.

Você pode gostar
Comentários