Unidade tem capacidade para receber até 100 doadores diariamente - Divulgação
Unidade tem capacidade para receber até 100 doadores diariamenteDivulgação
Por RENAN SCHUINDT

Além de atender a demanda cirúrgica de média e alta complexidade, o novo hemonúcleo do Hospital Federal dos Servidores (HFSE) também vai abastecer outras unidades hospitalares do município e do Estado do Rio. Inaugurado na última semana, o setor será um importante reforço para o Sistema Único de Saúde (SUS) e tem capacidade de receber até 100 doadores por dia.

O diretor do HFSE, o neurocirurgião Alexandre Amaral, projeta que ainda neste primeiro semestre o hemonúcleo irá captar uma média de 50 bolsas por dia. "Pelo perfil de nossos pacientes e de nossas cirurgias, precisamos de muito sangue em estoque. Diante dessa demanda, o hemonúcleo funcionará como um verdadeiro hemocentro", comenta Amaral.

A equipe que receberá os doadores é composta por médicos, hemoterapeutas, hematologistas e enfermeiros, entre outros. A obra faz parte do projeto Hemorrede Sustentável, cujo objetivo é a reabilitação ambiental sustentável dos Estabelecimentos Assistenciais da Saúde. Foram investidos R$ 1,5 milhão na infraestrutura e mais R$ 500 mil em equipamentos. O Hemonúcleo tem capacidade de realizar todas as etapas do processo, desde a classificação até a elaboração dos hemoderivados.

O funcionamento é de segunda a sexta, das 7h30 às 12h30. Os doadores devem levar a identidade, pesar mais de 50 quilos, ter entre 16 e 69 anos e não estar em jejum. Menores de 18 anos, só com autorização dos pais, que também devem levar a identidade. O hemonúcleo fica na Rua Sacadura Cabral, 178, na Gamboa.

Você pode gostar
Comentários