Mais Lidas

Novo medicamento contra o diabetes

Centro de pesquisas vai selecionar pacientes diagnosticados com diabetes para testar novo tratamento

Por RENAN SCHUINDT

Centro de Pesquisas Clínicas, em Botafogo, vai oferecer teste de glicose
Centro de Pesquisas Clínicas, em Botafogo, vai oferecer teste de glicose -

O CCBR Brasil, centro de pesquisas que conduz estudos clínicos de desenvolvimento de novas medicações, está recrutando pacientes recém diagnosticados com diabetes para fazer parte de um protocolo de tratamento com uma droga de classe já conhecida IDPP4 chamada Evogliptina. Seus agentes aumentam a secreção de insulina de forma dependente de glicose, promovendo o controle da glicemia sem efeitos colaterais comuns, como ganho de peso e hipoglicemia.

O teste clínico já foi aprovado pelo FDA (agência reguladora de medicamento dos Estados Unidos), Ministério da Saúde e Anvisa. "É um medicamento de última geração e está nas últimas fases de testes. Poderá ajudar muitos pacientes a ter uma vida melhor, por ser uma doença crônica que precisa ser controlada sempre", explica Luis Augusto Russo, diretor do CCBR. O diabetes corresponde a um grupo de distúrbios metabólicos causados pelo aumento da glicose, resultado de defeitos na secreção da insulina pelo pâncreas.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a doença é uma das principais causas de morte no mundo. No Brasil, a diabetes tipo 2 é uma das que mais preocupam. Dados do Ministério da Saúde mostram um crescimento de 62% entre 2006 e 2016. A cidade do Rio de Janeiro lidera o ranking entre as capitais com maior índice de diagnósticos no país, com 10,4 casos para cada 100 mil habitantes.

No Brasil, a participação de pacientes em pesquisa clínica deve ser voluntária e gratuita. Os selecionados serão acompanhados por médicos pesquisadores por 18 meses. Durante o processo, exames complementares de avaliação e segurança serão feitos. O CCBR fica na Rua Mena Barreto 33, em Botafogo. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone 2527-7979.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Comentários