Dificuldade visual - arte: LUIZA ERTHAL
Dificuldade visualarte: LUIZA ERTHAL
Por RENAN SCHUINDT

Na sala de aula, muitos alunos passam pela 'dança das cadeiras' na busca pelo lugar mais adequado para enxergar nitidamente o quadro negro. Um levantamento do Conselho Brasileiro de Oftalmologia constatou que 20% das crianças em idade escolar apresentam distúrbios oftalmológicos por conta dos erros refrativos, como miopia, hipermetropia e astigmatismo. Destes, 5% têm redução grave de acuidade visual, equivalente a menos de 50% da visão normal.

O último estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostra que 80% dos casos de deficiência visual no mundo poderiam ser evitados quando diagnosticados a tempo. A OMS responsabiliza os erros refrativos não corrigidos por 53% dos casos de comprometimento da visão a nível mundial e estima que 12 milhões de crianças precisam de correção óptica.

Antes de a criança completar o primeiro ano de vida, levá-la ao oftalmologista é uma maneira de prevenir a cegueira infantil e desenvolver uma visão de qualidade. Antes de chegar na alfabetização, é importante fazer novo check-up ocular, já que nesta fase o olho humano completa o desenvolvimento funcional definitivo, que ocorre até os sete anos de idade. "É no primeiro ano de vida que observamos as maiores modificações das estruturas oculares e o desenvolvimento das capacidades e funções visuais. Quanto mais cedo os problemas forem detectados, menor será o dano à visão", comenta o oftalmologista Galton Carvalho Vasconcelos.

PREVENÇÃO

O check-up é uma avaliação realizada por meio de exames, como fundo de olho e aferição da pressão ocular, que analisam as condições visuais e identificam possíveis doenças. A deficiência visual na infância, por exemplo, acarreta sérios prejuízos, comprometendo aprendizado, desempenho escolar, autoestima e o desenvolvimento global da criança.

Você pode gostar
Comentários