Durante a feira, serão ministradas técnicas de decupagem, craquelê em MDF e customização - DIvulgação
Durante a feira, serão ministradas técnicas de decupagem, craquelê em MDF e customizaçãoDIvulgação
Por RENAN SCHUINDT

Rio - Não há dúvidas de que o artesanato é aliado na prevenção de doenças e na melhoria da saúde, especialmente para pessoas com deficiência (PcD). Além de estimular a memória, ainda ajuda na autoestima. A feira Rio Artes Manuais ocorrerá entre os dias 21 e 25 deste mês, no Centro de Convenções

SulAmérica, na Cidade Nova. O funcionamento da feira será das 10h às 19h. Os ingressos custam R$9 (meia-entrada) e R$18 (a inteira).

Com o tema ‘Arte para todos’, o evento vai abordar a inclusão de pessoas com deficiência (PcD) e mostrar que o artesanato pode beneficiar a todos. “Queremos promover a inclusão da pessoa com deficiência em todos os ambientes da sociedade. O artesanato é um caminho e proporciona benefícios que vão desde terapia até renda”, explica Roberto Santos, diretor da Rio Artes Manuais.

Recentemente, um estudo realizado pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, concluiu que a ação repetitiva dos trabalhos artesanais pode levar a um estado de relaxamento semelhante ao alcançado em sessões de meditação e ioga, reduzindo a frequência cardíaca, a pressão arterial e a produção do cortisol, hormônio do estresse.

Mais vínculos sociais

Para as PcDs, os impactos positivos que as artes manuais geram são potencializados nas melhoras nos níveis de estresse e coordenação, que auxiliam no processo de reabilitação. Quando realizada em grupo, a prática gera ainda mais vantagens. Com essa interação, há um fortalecimento dos vínculos sociais e  afetivos, reduzindo a solidão, depressão e estresse.

Geração de renda

Com isso, as pessoas com deficiência cultiva ainda mais sentimentos de alegria e satisfação durante a reabilitação. Além disso, a prática promove uma ocupação e oportunidades para geração de renda. Durante a feira, serão ministradas técnicas de decupagem em prato, flores em feltro, craquelê em MDF, garrafas de vidro e customização. As oficinas contarão com um intérprete de libras, com capacidade para atender até oito alunos e duração de 1h30 por aula. Informações pelo telefone 2585-1221 ou no rioartesmanuais.com.br.

Você pode gostar
Comentários