Técnicos estão de olho nos peixes comercializados como bacalhau - Reprodução de Internet
Técnicos estão de olho nos peixes comercializados como bacalhauReprodução de Internet
Por O Dia

A Vigilância Sanitária iniciou a Operação Semana Santa, que tem por objetivo a inspeção de estabelecimentos que comercializam alimentos típicos dessa data religiosa. O foco será a verificação das condições sanitárias e o acondicionamento ideal dos produtos. As inspeções serão realizadas até o domingo de Páscoa.

Durante o período da operação, as ações serão intensificadas nos locais de produção e comercialização de pescado fresco, salgado e seco - em especial o bacalhau - bem como de ovos de Páscoa, chocolates e colomba pascal. Serão verificadas as condições de higiene, de conservação e qualidade dos produtos.

Os pontos das inspeções serão as fábricas de chocolate e de produtos de panificação, supermercados, peixarias e distribuidores. As embalagens e a rotulagem, as condições higiênico-sanitárias, o fracionamento, a manipulação e o modo de exposição serão os principais quesitos avaliados. Encontrada alguma irregularidade, o estabelecimento receberá multas e pode ser interditado.

De olho no bacalhau

Os técnicos estão de olho nos peixes comercializados como bacalhau e naqueles que não são dessa espécie. Somente os tipos Gadus morhua e Gadus macrocephalus são considerados legítimos. O primeiro é conhecido no Brasil como 'Porto'; o segundo, como 'Portinho'. Saithe, Ling e Zarbo não são bacalhaus. São peixes secos e salgados e devem ser comercializados com a informação 'tipo bacalhau'. A coibição da comercialização de produtos impróprios também pode ser feita pela população, por meio do tel 1746.

Você pode gostar
Comentários