Centro de Pesquisas Clínicas, em Botafogo, vai oferecer teste de glicose  - Divulgação
Centro de Pesquisas Clínicas, em Botafogo, vai oferecer teste de glicose Divulgação
Por O Dia

Rio - Para tentar diagnosticar novos casos de diabetes, o CCBR (Centro de Pesquisas Clínicas) realiza no próximo dia 24, uma palestra aberta ao público para falar dos sintomas e formas de prevenção da doença. A palestra será ministrada pelos diretores médicos do instituto. No mesmo dia, os participantes que identificarem sintomas serão convidados a fazer o teste gratuito de glicose no centro.

“Essa é uma doença silenciosa, que muitas vezes só é diagnosticada se a pessoa faz check-up e exames derotina. E sabemos que 30% da população nunca fez um exame de sangue na vida”, afirma Luis Augusto Russo, endocrinologista e Diretor do CCBR.

No Brasil, a doença atinge 14 milhões de pessoas. No Rio, aproximadamente 9% da população sofre com este problema. As complicações são graves: cegueira, infarto do miocárdio e problemas cardíacos, amputações e insuficiência renal com evolução para diálise. É uma doença silenciosa e acredita-se que metade dos portadores nunca realizaram exame de glicose e não sabem se têm a doença.

Alguns sinais de alerta sobre a doença são: ter parentes próximos portadores de diabetes, excesso de peso, fome e sede excessiva, visão turva, feridas nas extremidades do corpo que não cicatrizam. No dia 24, os participantes receberão orientação médica e nutricional alem de realizar glicemia capilar ou sanguínea. As atividades começam às 8h. O CCBR fica na Rua Mena Barreto, 33, Botafogo. 

 

Você pode gostar
Comentários