Ovo Meia Casca Low Carb não contém glúten. Com chocolate meio amargo, ovo é recheado com pasta de amendoim  - Lipe Borges/Divulgação
Ovo Meia Casca Low Carb não contém glúten. Com chocolate meio amargo, ovo é recheado com pasta de amendoim Lipe Borges/Divulgação
Por RENAN SCHUINDT

A Páscoa é a época mais doce do ano, e as tentações estão por todos os lados. A maior delas é o chocolate. Para aqueles que sofrem algum tipo de restrição alimentar, é possível se deliciar sem comprometer a saúde. Este ano, a linha fit promete ser uma das tendências. Dos brigadeiros gourmet a bolos e brownies, tudo é pensado para atender a uma demanda cada vez mais crescente.

O chocolate meio amargo, por exemplo, tem características antioxidantes. O açúcar mascavo tem quantidades significativas de cálcio, ferro, potássio e magnésio. Já o óleo de coco auxilia no balanceamento do colesterol, contribuindo para a prevenção e para o tratamento de doenças cerebrais e cardiovasculares. Esses são alguns dos ingredientes do brownie funcional, criado pela chefe pâtissier Carolina Sales.

O doce criado por Carolina, que não deixa nada a desejar em relação ao tradicional, é uma das opções para aqueles que se preocupam em manter uma alimentação saudável. "Resolvemos desenvolver produtos de qualidade para quem tem algum tipo de restrição alimentar. Veganos, celíacos, diabéticos todos podem ter a oportunidade de degustar delícias de chocolate na Páscoa", diz a chefe.

OPÇÕES

Outras opções fazem parte do menu de Carolina Sales, como o creme trufado com chia, bolo de milho com brigadeiro, brownie de cacau com linhaça, trufa diet de pistache e o ovo sem glúten com pasta de amendoim.

Priscila Rodrigues, de 29 anos, por exemplo, é vegana. Para ela, os produtos vão além da gastronomia e podem trazer até mesmo o bem-estar 'social'. "A oferta de alimentos sem nenhum produto de origem animal nas datas comemorativas é muito importante. Ajuda a difundir a ideia de que quem é vegano não se sente excluído de comer qualquer coisa", diz.

De maneira geral, tudo em excesso faz mal, e, com o chocolate, não é diferente. Apesar de serem úteis à saúde, os chocolates contêm substâncias que favorecem o desenvolvimento de problemas de saúde, como explica o endocrinologista Francisco Tostes. "O chocolate possui alto teor de açúcar em sua composição, e seu consumo exagerado aumenta o nível de glicose no sangue".

Você pode gostar
Comentários