Dieta cetogênica é um procedimento conhecido desde a década de 1920 - Reprodução de Internet
Dieta cetogênica é um procedimento conhecido desde a década de 1920Reprodução de Internet
Por

A dieta mediterrânea já foi associada a um estilo de vida saudável e por ser benéfica ao coração. Agora, um estudo realizado por pesquisadoras brasileiras evidenciou que esse padrão alimentar é também uma boa estratégia de prevenção contra osteoporose e fraturas em mulheres no pós-menopausa. O trabalho foi apresentado na última semana, durante a ENDO 2018, em Chicago, nos Estados Unidos.

As cientistas analisaram a densidade mineral óssea de mulheres pós-menopáusicas, de idade média de 55 anos e com índice de massa corporal médio de 27,2 kg/m². O hábito de alimentação das participantes foi medido por meio de um questionário sistematizado sobre a frequência alimentar dos itens que compõem a dieta mediterrânea, como legumes, frutas, cereais, peixes, vinho e azeite, entre outros.

Após a investigação, elas concluíram que as participantes com maior adesão à dieta apresentavam maior massa óssea e maior massa muscular apendicular do que as que não fizeram a dieta. A evidência é importante devido ao declínio de estrogênio, que pode acelerar o risco de osteoporose. Sendo assim, a adoção da dieta mediterrânea pode ser considerada estratégia natural útil em alternativa às opções farmacológicas.

Você pode gostar
Comentários