Livro 'Sou autista! E daí?' é ilustrado com desenhos de Virgínia Caldas
 - Divulgação
Livro 'Sou autista! E daí?' é ilustrado com desenhos de Virgínia Caldas Divulgação
Por RENAN SCHUINDT

Rio - Para marcar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo (2 de abril), a escritora e pedagoga Nancilia Pereira, lança, nesta sexta-feira, o lançamento do livro 'Sou autista! E daí?'. Inspirada em sua neta, a publicação revela os problemas relacionados ao autismo, principalmente sobre a Síndrome de Asperger Transtorno do Espectro Autista, de difícil diagnóstico. A obra expõe os dramas e dificuldades sofridos pelos portadores deste transtorno e seus familiares.

O lançamento será na ONG Anjinho Azul, em Campo Grande, na Zona Oeste. Parte da renda com a venda dos livros será revertida ao espaço, que também trata de crianças com o problema. O início está previsto para 9h. No livro, a escritora também evidencia características da doença, comenta sobre a importância dos tratamentos, como terapias, e fala sobre os direitos legais dos autistas, ressaltando a importância da esperança e da fé na busca de uma vida confortável e produtiva.

A ideia surgiu da necessidade de alertar os muitos portadores de Asperger e seus familiares a encontrar mais rapidamente o profissional certo para diagnosticar a síndrome. "O objetivo é evitar que a criança passe o que minha neta passou durante seis anos, em tratamento com duas psicólogas, uma neurologista e um psiquiatra, que a encheram de testes, exames e remédios fortíssimos sem nunca terem sequer fechado um diagnóstico correto e preciso", diz Nancilia.

O livro traz ilustrações da paulista Virgínia Caldas, que elaborou artes significativas para o tema proposto e já participou de outros trabalhos com Nancilia, que comemora, com a nova obra, o seu 35º lançamento.

Já no dia 14 de abril, o lançamento ocorre no espaço Amplavida, em Santa Cruz, na mesma região. Além da autora, também estará presente ao evento Suzana Monteiro, Mestre em Psiquiatria, Neurologia e Medicina do Sono. A especialista é uma das convidadas para um debate sobre o tema. A participação é gratuita.

Você pode gostar
Comentários