Por O Dia

Foi aprovada a primeira lente de contato que escurece quando exposta ao sol. O Food and Drug Administration (FDA), órgão responsável pelo controle de alimentos e remédios dos Estados Unidos, deu aval para a comercialização do produto após testes clínicos.

As lentes contam com a tecnologia da inteligência na transição de luz. Elas são gelatinosas e indicadas para uso diário para corrigir a visão de pessoas míopes ou com hipermetropia, podendo também ser usadas por pessoas com certos graus de astigmatismo.

O material contém um aditivo foto cromático, que se adapta à quantidade de luz visível filtrada pelos olhos. Dessa forma, as lentes escurecem automaticamente sob a luz solar intensa e voltam ao normal quando não estão expostas ao sol.

Segundo o oftalmologista Adamo Lui Netto, a vantagem é a proteção contra a irradiação aberta. "Quando a lente escurece, é criado um bloqueio que evita que a radiação passe para o olho. Assim, protege a córnea e, principalmente, a retina dos efeitos maléficos dessa luz", explica o doutor.

Você pode gostar
Comentários