Pressão arterial - Reprodução de Internet
Pressão arterialReprodução de Internet
Por O Dia

Um dos maiores problemas de saúde pública do mundo, a hipertensão afeta cerca de um bilhão de pessoas no mundo. Não à toa, há uma data dedicada a ações de conscientização sobre a doença. É o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, no próximo dia 26. Segundo o Ministério da Saúde, um em cada quatro brasileiros é diagnosticado com hipertensão. Para aqueles que ainda não sabem se são hipertensos, a rede Casa do Médico vai oferecer aferição gratuita à população.

Entre hoje e sábado, das 13h às 17h, uma enfermeira estará em uma das lojas da rede à disposição do público. O objetivo é ajudar na prevenção e identificar com antecedência possíveis problemas relacionados à pressão alta. A enfermidade é um mal silencioso e a melhor maneira de descobrir o problema é aferindo a pressão ao menos uma vez por ano.

NOVOS PARÂMETROS

Em 2017, a Associação Americana do Coração redefiniu as diretrizes usadas na medição da pressão. Antes, quem tinha pressão sistólica (máxima) entre 130 e 139 e diastólica (mínima) entre 80 e 89 não era considerado hipertenso. Agora, os números são: 120 a 129 (sistólica) e a partir de 80 (diastólica). Com isso, quem tinha uma pressão de 132 por 81, passou a ser considerado hipertenso.

Segundo a instituição, a mudança faz com que a doença seja diagnosticada e tratada mais cedo. Com o novo padrão, quase metade da população americana (46%) passa a ser considerada hipertensa. Antes disso, um em cada três americanos (32%) tinham a doença.

No Brasil, as mulheres são as mais atingidas e o número de casos cresce à medida que aumenta a idade da população. O Rio tem o maior número de hipertensos, com 30,6% dos casos de todo o país.

Se não for tratada de forma adequada, a hipertensão pode afetar diversos órgãos do corpo, como os olhos. A oftalmologista Kátia Mello alerta sobre os cuidados que os hipertensos devem ter para evitar complicações oculares. "Os principais riscos da hipertensão arterial para os olhos dizem respeito às complicações decorrentes do não controle da doença, que pode levar ao quadro de retinopatia hipertensiva quando aparecem vasos sanguíneos anormais na retina, podendo haver micro hemorragias", explica.

Para manter a saúde ocular é importante que os portadores de hipertensão realizem, periodicamente, exames completos oftalmológicos, com laudo de fundoscopia para avaliação do cardiologista. Seguir as recomendações do cardiologista, fazendo uso do tratamento prescrito e das orientações para uma vida mais saudável também é imprescindível para o controle da doença. Atividades físicas regulares, alimentação saudável e controle do estresse também são hábitos que podem ajudar na prevenção e controle da hipertensão.

Você pode gostar
Comentários