Procedimento é feito em poucos minutos, por meio de endoscopia. Não há necessidade de cirurgia - Reprodução de Internet
Procedimento é feito em poucos minutos, por meio de endoscopia. Não há necessidade de cirurgiaReprodução de Internet
Por O Dia

A luta contra a balança está presente na rotina de muitas pessoas. Em especial, das mulheres. Elas correspondem a 70% dos pacientes que optam pelo balão gástrico como forma de perder peso sem a necessidade de intervenção cirúrgica. Como perfil, elas têm entre 30 e 45 anos, são casadas e trabalham dentro e fora do lar. A falta de tempo, apontam especialistas, pode ser um inimigo da saúde e impactar no ganho de peso.

Diante desse cenário, o dispositivo aparece como uma alternativa eficaz e segura para quem deseja perder alguns quilos em pouco tempo. Foi a escolha de Josy Aglio, que após tentar diferentes dietas e não atingir o objetivo, optou pelo balão gástrico. Ela conseguiu perder 20 quilos, e comemora a vida mais saudável e ativa. "Foi minha melhor escolha. Aprendi a me alimentar melhor, a buscar comidas naturais e frescas. Eu não tinha incentivos ou vontade de fazer exercícios. Hoje, faço diversas atividades físicas. Ter qualidade de vida, disposição, auto estima e ficar em paz novamente com seu corpo e mente, faz toda a diferença", diz.

MUDANÇA DE HÁBITOS

De acordo com Gustavo Figueiredo Moraes, chefe do serviço de Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva do Hospital de Força Aérea do Galeão, também são as mulheres que costumam apresentar os melhores resultados. "A maioria das mulheres segue as recomendações médicas e consegue uma perda de peso de 15 a 20% em 6 meses, tempo recomendado para que uma pessoa fique com o balão no organismo", comenta o médico.

O especialista também ressalta que o principal objetivo do balão é fazer com que o paciente mude seu estilo de vida. "Não adianta fazer o procedimento e continuar com as mesmas atitudes. O ideal é que o balão gástrico sirva também como um incentivo para uma mudança de hábitos", explica o médico.

Ainda segundo o especialista, o procedimento é feito em poucos minutos, via endoscopia e sem necessidade de cirurgia. O paciente é liberado no mesmo dia. Para colocar o balão, a pessoa deve ter um Índice de Massa Corporal (IMC) entre 27 e 35. Atualmente, 45% da população que vive nos grandes centros brasileiros está com sobrepeso. Estima-se que até 2020 o Brasil terá o mesmo número de obesos que os Estados Unidos, o que equivale a 60% da população do país.

Você pode gostar
Comentários