Mãe e filha - Wagner Assis/Divulgação
Mãe e filhaWagner Assis/Divulgação
Por RENAN SCHUINDT

Jany Sandra de Oliveira foi diagnosticada com câncer de mama pela segunda vez aos 52 anos. Se não bastasse a angústia pela sua saúde, ela precisou ter forças para cuidar da filha Isabela, que também recebeu o diagnóstico da doença aos 15 anos. Essa e outras histórias serão contadas no projeto fotográfico 'Amor de Divas', uma homenagem ao Dia da Mães, criada pela oncologista Sabrina Chagas em parceria com a blogueira Day Sant'Anna. O objetivo é elevar a autoestima de mulheres que se recuperaram ou que ainda estão em tratamento oncológico.

"A parte psicológica é muito importante no tratamento e na recuperação, pois muitos pacientes correm risco de depressão. Não tem preço ver a felicidade no rosto dessas mulheres", diz Sabrina. Acompanhadas de suas filhas, cinco mulheres serão clicadas pelo fotógrafo Wagner Assis, marido da médica idealizadora.

Apesar da felicidade ser grande pelo convite para ser modelo por um dia, como qualquer outra mãe, Jany relembra com tristeza o dia em que a filha foi diagnosticada com câncer de tireoide. "Foi o pior momento da minha vida. Esqueci da minha doença para cuidar da minha filha. Nossa relação sempre foi boa, mas melhorou muito depois de tudo que passamos juntas. Fizemos até uma tatuagem para eternizar o nosso amor", relata.

PACIENTE E BLOGUEIRA

Em 2016, Day Sant'Anna também foi diagnosticada com câncer de mama. Seu maior desespero foi imaginar que o filho, na época com 2 anos, pudesse crescer sem a mãe. "A maternidade no olhar de paciente é, ao mesmo tempo, o ponto de maior vulnerabilidade e de maior força. Com esta percepção, busquei disposição necessária para encarar o problema e seguir ao lado do meu filho", conta a mãe do pequeno Gustavo.

Day virou uma militante na luta contra o câncer. E, logo após o primeiro ciclo de quimioterapia, teve a ideia de criar o blog 'Viver Eu Quero'. No portal, ela divulga campanhas, dá dicas sobre o assunto e conta histórias de superação. Tudo na tentativa de desmistificar a imagem estigmatizada do câncer na sociedade.

Você pode gostar
Comentários