MICROORGANISMOS

Por

Consumo do leite deve ser diário -

Durante o processo de produção, elaboração, transporte, armazenamento e distribuição, qualquer alimento fica exposto à contaminação por substâncias tóxicas ou por bactérias, vírus e parasitos. O leite, devido à riqueza nutritiva, é um excelente meio de cultura para o desenvolvimento de microrganismos, sendo veículo de transmissão de importantes zoonoses - doenças causadas no homem pelos animais. A população mundial se preocupa cada vez mais com o consumo de alimentos considerados saudáveis e seguros. Isso se deve principalmente pela ampla divulgação de surtos de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA's), além de várias reportagens e posts em redes sociais que falam sobre a segurança dos alimentos.

Apesar da crescente conscientização, ainda há no Brasil alguns grupos com acesso restrito às informações sobre DTA's: gente que mora em zonas rurais, pantaneiras e ribeirinhas; essa dificuldade contribui ainda para subnotificação das DTA's, que são uma das principais causas de morbidade no Brasil. Por aqui, de um modo geral, o leite é obtido sob condições higiênico-sanitárias deficientes, e, como consequência, apresenta elevado número de microrganismos, o que constitui um risco à saúde da população, principalmente quando consumido sem tratamento térmico. Além de questões sociais, alguns fatores culturais dificultam o controle e a erradicação de algumas doenças como a brucelose e tuberculose, que estão diretamente ligadas ao consumo insistente de leite cru.

Mesmo proibido no Brasil desde 1952, estima-se que cerca de metade da produção nacional de leite é comercializada informalmente, sem inspeção sanitária. A venda de leite cru em feiras e em mercados alerta para a dificuldade que os órgãos de inspeção e saúde têm para fiscalizar a venda desse produto. Por ser um importante componente da dieta humana, o leite pode representar uma fonte de disseminação de doenças, caso não seja tratado e comercializado adequadamente. Uma busca rápida na internet mostrará uma série de artigos e duas correntes: uma a favor e outra contra a ingestão do produto. O debate pode não ser indigesto, mas, antes de entrar nele, se informe sobre a qualidade do leite que entra na sua casa.

Comentários

Últimas de Vida Saudável