Uso diário de fio dental é fundamental para limpeza dos dentes  - Reprodução de internet
Uso diário de fio dental é fundamental para limpeza dos dentes Reprodução de internet
Por RODRIGO TEIXEIRA

Muitas pessoas não sabem. Mas cuidar da saúde bucal é essencial para ter uma vida saudável, já que a boca é responsável por funções que afetam o funcionamento de todo o organismo, além de estar conectada a diversos órgãos do corpo humano. Por isso, é preciso conhecer algumas 'regras' para uma boa higiene bucal.

"A remoção da placa bacteriana é fundamental para manter dentes e gengivas saudáveis. Existem algumas regras importantes para que essa limpeza realmente se torne eficaz, como o uso do fio dental logo no início", afirma a dentista Cristiane Tavares. De acordo com a especialista, o fio dental deve ser usado pelo menos uma vez ao dia. "A função do fio é remover os resíduos sólidos de alimentos e também para desorganizar a placa bacteriana entre os dentes. Ele deve penetrar suavemente na gengiva. Além disso, a escova dental deve ter uma cabeça pequena e cerdas macias para que se tenha uma sequência de escovação que alcance toda área da boca".

Outra dica é quantidade de creme dental utilizada. "Use pouca pasta, pois o que remove a placa bacteriana é a ação mecânica da escova e do fio dental. A quantidade de pasta é um grão de ervilha para adultos e um grão de arroz para crianças", alerta a especialista. Além de visitar o dentista regularmente, existem outros hábitos que podem ser incorporados à rotina de quem busca uma melhor higiene bucal.

Segundo a dentista Isabella Mendes, o recomendado é utilizar o limpador de língua pelo menos duas vezes ao dia. "A língua auxilia na mastigação dos alimentos e, por isso, concentra certa quantidade de detritos, além de bactérias que podem causar mau hálito. Vale lembrar que uma alimentação balanceada colabora para um sorriso saudável", comenta.

Alimentação

De acordo com Isabella, os pacientes devem se acostumar com a substituição de alimentos com muito açúcar por outros ricos em fibras, além de frutas, verduras e legumes. Assim, é possível garantir não só uma saúde bucal de qualidade, como também uma vida mais saudável.

Você pode gostar
Comentários