Varizes são veias dilatadas e tortuosas, que causam dor e inchaço - Reprodução
Varizes são veias dilatadas e tortuosas, que causam dor e inchaçoReprodução
Por O Dia

Cerca de 70% dos brasileiros sofrem com algum tipo de doença venosa crônica (varizes), segundo o Ministério da Saúde. Para ajudar a população e promover um melhor atendimento para a doença através do Sistema Único de Saúde (SUS), o Projeto Espuma será implementado em outras cinco unidades de saúde no Rio: Rocha Faria, Miguel Couto, Salgado Filho, Lourenço Jorge e Souza Aguiar. A previsão é que sejam realizados quase 5 mil atendimentos até maio de 2019.

O encaminhamento será feito pelo Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), depois que o paciente passar pela Clínica de Saúde da Família. Já o tratamento será realizado na Policlínica Piquet Carneiro. A técnica utilizada será a escleroterapia com espuma ecoguiada, em que é aplicada uma injeção com medicamento em forma de espuma, secando os vasos com má circulação do sangue.

REDUÇÃO NA FILA DO SUS

A espuma causa uma reação inflamatória no vaso, fazendo com que ele 'seque'. O procedimento é menos invasivo, não exige internação e nem repouso no pós-operatório. As novas unidades devem realizar uma média de 100 atendimentos por semana, contribuindo para uma diminuição da fila de espera para o serviço de cirurgias de varizes no SUS. Com o projeto, a hospitalização do tratamento de varizes vai diminuir, já que grande parte dos pacientes aguardando na fila pode se tratar sem internação.

A estimativa é que cerca de 1 milhão de pessoas tem indicação para o tratamento no estado do Rio, considerando a população acima de 20 anos com sintomas de dor nas pernas, edema e varizes de grosso calibre. Assim, o diferencial do projeto é oferecer o tratamento completo para o paciente, que terá acesso ao exame Eco Doppler e também à técnica de escleroterapia, além da consulta com o especialista. Atualmente, a doença venosa é a 14ª doença crônica mais comum no mundo e a 6ª doença crônica que mais incapacita ao trabalho no Brasil. As varizes são veias dilatadas, alongadas e tortuosas, que podem causar inchaço, dor, cansaço e sensação de peso nas pernas, parte do corpo normalmente mais afetada.

"O sangue que circula pelo nosso corpo volta para o coração através das veias, que possuem válvulas para ajudá-lo a fluir de baixo para cima, contra o efeito da gravidade. Quando essas válvulas não funcionam corretamente, o sangue retorna e se acumula nas veias das pernas, fazendo com que fiquem sobrecarregadas e dilatem", explica Breno Caiafa, presidente da SBACV-RJ.

Você pode gostar
Comentários