Eduardo e Adriana Gribel, ao lado dos filhos Renato, André e Mariana  - Divulgação
Eduardo e Adriana Gribel, ao lado dos filhos Renato, André e Mariana Divulgação
Por O Dia

Rio - Conhecida por ser a única família montanhista do Brasil, os Gribel estão prontos para a próxima aventura. Em junho eles rumam à conquista do Monte Denali, nos Estados Unidos. Esta é considerada a montanha mais alta do continente Norte Americano, com 6.194 metros de altitude. A expedição, que deve durar aproximadamente 25 dias, os deixa mais perto de atingirem o sonho de alcançar os sete cumes mais altos do mundo. Até o momento a família já percorreu os picos Aconcágua, Kilimanjaro e Elbrus, os mais altos da América do Sul, da África e da Europa, respectivamente.

Entre as principais características do monte Denali, está o nível elevado de dificuldade para sua ascensão, principalmente devido às suas baixíssimas temperaturas, que variam entre -30 °C e -50 °C. As subidas técnicas em paredes de gelo com quase 70° de inclinação e ventos que chegam até os 150 Km/h, são alguns fatores que desfavorecem. "Os dias e noites são bem mais frios do que em montanhas mais altas. Isso ocorre devido à distância da Linha do Equador", enfatiza Eduardo Gribel.

Com mais de duas décadas de montanhismo, Eduardo Gribel, Adriana Gribel e três dos quatro filhos do casal – Renato, André e Mariana - formam a única família de montanhistas do Brasil e ficaram nacionalmente conhecidos entre 2003 e 2004, quando escalaram os '7 cumes' do país. “O montanhismo nos ajudou a educar os filhos, ensinando de forma interativa valores como solidariedade, simplicidade e respeito às diferenças”, diz Gribel.

Ao longo da trajetória a família já esteve na Serra dos Órgãos, na Chapada Diamantina e no Maciço das Prateleiras, entre outros. Fora do Brasil já escalaram o Half Dome na Califórnia, a Serra da Estrela em Portugal, o vulcão Iztaccíhuatl no México, o Mont Blanc na França, o Cerro Bonete na Argentina e a Trilha Inca, no Peru.

 

Você pode gostar