Rio - Segundo o INCA, até o final de 2018 cerca de 16.370 novos casos de câncer de colo do útero serão diagnosticados. Este é o terceiro tumor mais freqüente nas mulheres, atrás do câncer de mama e do colorretal e a quarta causa de morte no Brasil. Visando alertar o publico feminino sobre a importância da prevenção, a Clínica Neurovida está promovendo uma campanha. As 20 primeiras consultas ginecológicas do mês de agosto contarão com o exame preventivo gratuito.
A ideia de realizar campanhas de prevenção surgiu da necessidade de chamar atenção da população para a prevenção, evitando que as pessoas só procurem um médico quando já estão doentes, como explica o neurologista André Lima, diretor da unidade. “Se tivermos conhecimento de alguma doença no estágio inicial, o tratamento é bem mais fácil. Além disso, com exames regulares e acessíveis a todos, podemos prevenir diversas doenças”, diz.
A proposta é que a clinica ofereça várias campanhas ao longo do ano, de acordo com datas temáticas e também envolvendo as especialidades médicas. “ Vamos organizar palestras também sobre o Alzheimer, Parkinson, AVC e organizar ações para aferir gratuitamente a pressão arterial e taxa de glicose”, finaliza. Em alguns meses outros exames de imagem e sangue também estarão presentes gratuitamente nas campanhas.
O câncer de colo do útero pode ser ocasionado por uma infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano – HPV. A infecção por esse vírus é muito freqüente e em alguns casos, podem ocorrer alterações celulares que podem evoluir para um câncer. Essas alterações das células são descobertas com o exame preventivo (Papanicolau) e são curáveis na quase totalidade dos casos se diagnosticadas a tempo.
A consulta para participar da campanha de prevenção ao câncer do colo do útero, que acontecerá em agosto, já pode ser agendada pelo telefone 3738-9800.