CALORIAS NO FRIO

Por

Fondue -

Basta a temperatura cair um pouquinho para abrir o apetite, não é mesmo? O tempo frio combina com um bom vinho, com um fondue que pode ser de carne, queijo , e bate aquela vontade de cair dentro de alimentos mais calóricos como massas, feijoada, chocolates, doces e os mais variados pães, entre outros. E há aquela máxima de que no frio o nosso corpo queima mais calorias, o que seria um salvo conduto para uma farra gastronômica. É verdade que o organismo precisa gastar mais energia para manter nosso corpo aquecido na temperatura de 36,5ºC, mas é preciso saber que esse gasto é pequeno e não significa que nós emagrecemos no inverno.

Como o gasto calórico não é tão evidente, quem exagera nas refeições corre o risco de engordar. Outro fator importante é que, com as temperaturas mais baixas, as pessoas ficam mais preguiçosas, têm mais dificuldade de sair da cama - por exemplo - e malham menos. Mas a boa notícia é que o inverno é uma boa oportunidade para garantir uns quilinhos a menos já pensando no verão. Para isso, é importante manter a dieta e a atividade física em dia. Anote aí: fazer exercício no frio pode aumentar em até 30% a queima de calorias.

Existem alimentos que ajudam a aumentar o gasto calórico e que merecem estar no cardápio da estação mais fria do ano. Café, chá, mate (por causa da cafeína), gengibre, pimentas - que só devem ser evitados por quem sofre de hipertensão ou doenças intestinais -, pera, morango, abacate, maçã, brócolis, batata doce, lentilha e grão de bico (ricos em fibras) são alguns deles. Outra boa pedida no inverno é optar por sopas e caldos como prato de entrada. Eles esquentam o corpo, mantêm a imunidade e ainda dão aquela sensação de saciedade, diminuindo o desejo de comer muito outros alimentos.

Ah, mas e aquele fondue e o chocolate quente? Será não dá para encará-los? Uma vez ou outra não tem problema, mas é possível também fazer adaptações. O chocolate pode ser preparado com leite desnatado, cacau em pó, canela e adoçante. E o fondue, que tal substituir o óleo fervendo na panela por caldo de legumes?

Comentários

Últimas de Vida Saudável