Por

A obesidade é o terceiro ônus social mais caro no mundo, atrás apenas do fumo e da violência causada por guerras e pelo terrorismo. Estima-se que o custo dessa doença à economia global supere US$ 2 trilhões por ano (R$ 7,6 trilhões), quase 3% do PIB mundial. No Rio, o Programa Estadual de Cirurgia Bariátrica é uma saída para quem luta contra a balança. Em oito anos de funcionamento, mais de 2,4 mil pacientes foram atendidos, com taxa de sucesso de 99%.

É o caso do analista Rodrigo da Cruz, de 37 anos, que chegou a pesar 160 quilos antes do procedimento. "O aumento do peso chegou aos poucos na minha vida. Há dois anos, descobri que estava com pressão alta, sentia dores e dificuldades de locomoção. Foi quando me dei conta que precisava cuidar da minha saúde", diz. Operado há seis meses, Rodrigo conta que já perdeu 45 quilos. "Hoje, sou uma pessoa feliz e com a saúde em dia. A cirurgia não mudou só a minha vida, mas a da minha família. Estou mais rigoroso com a alimentação deles", afirma.

A equipe é composta por médicos, enfermeiros, psicólogos e nutricionistas. De acordo com Cid Pitombo, médico responsável pelo programa no Hospital Carlos Chagas, em Marechal Hermes, a média de atendimentos ambulatoriais é de 2 mil pacientes por mês. "Nosso objetivo é conseguir devolver à sociedade pessoas com uma saúde melhor, que não trabalhavam, que tinham baixa autoestima e sem vida afetiva", diz o especialista. "A cirurgia não é o objetivo principal, mas a qualidade de vida e a mudança de hábitos", conclui.

MELHORA NA VIDA SEXUAL

Um estudo feito pela equipe do programa mostrou que 40% dos pacientes afirmaram que a vida sexual passou de ruim para muito boa após a cirurgia. Para 14%, passou de boa para muito boa. Para se candidatar, o paciente deve procurar um atendimento ambulatorial para que um médico avalie a necessidade da cirurgia. Se a operação for indicada, o paciente será incluído na Central Estadual de Regulação, para o encaminhamento final. As regras da fila são estipuladas pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Estado de Saúde.

Você pode gostar
Comentários