Grupos de dieta no WhatsApp viram febre

Especialistas passam orientações diárias para perda de peso. Integrantes compartilham rotina para manter a motivação

Por RENAN SCHUINDT

-

Rio - Quem observa as fotos de antes e depois feitas pela funcionária pública Zilda Miranda, que perdeu 50 quilos em apenas quatro meses, não acredita que ela conquistou a nova silhueta sem apelar para cirurgias, medicações ou dietas restritivas. Ela é uma das 13 mil pessoas que participam de grupos de WhatsApp moderados por estrategistas de um método de emagrecimento que vem ganhando destaque entre o público feminino.

Com abordagem simples, o 'Afine-se' trabalha a gestão de peso com hábitos saudáveis e melhora na qualidade de vida dos pacientes. A filosofia do método está apoiada na consciência de estilo de vida e pedagogia alimentar, aliadas a medidas que visam mudança de padrões comportamentais. Foi o que Zilda fez. "Eu apenas mudei os hábitos ruins, aprendi a comer direito, a me exercitar. E, principalmente, contei com o apoio de outras pessoas para seguir em frente", conta.

COMO FUNCIONA

O programa é baseado em uma metodologia exclusiva, cujos pilares são Repetição, Educação, Monitoramento Contínuo e Motivação (REMM), como explica a estrategista em emagrecimento, Mariane De Chiara, uma das criadoras do método. "Além de proporcionar o emagrecimento real e em um curto espaço de tempo, nosso foco no apoio ao paciente permite que ele mantenha o emagrecimento de forma definitiva, pois ele aprende os caminhos para conquistar qualidade de vida".

Segundo ela, cada pessoa segue uma estratégia personalizada e passa a fazer parte de um grupo com até no máximo 15 pacientes. Também faz parte do grupo uma estrategista de emagrecimento, que monitora resultados, orienta e estimula as pessoas.

ROTINA MONITORADA

"Elegemos o Whatsapp como ferramenta para acompanhar e orientar os pacientes. Mas mudar o hábito requer rotina, repetição das atitudes positivas e comprometimento. Quando se tem apoio diário, as chances de passar por um processo assim com sucesso é muito maior", conclui. 

A cabelereira Elaine Frisneda, também encontrou apoio no aplicativo para eliminar mais de 20 quilos em três meses. Hoje, ela está na fase de manutenção do peso e conta que apesar de já ter finalizado o método, o grupo continua ativo entre os pacientes. "Nós fizemos um laço de amizade e continuamos motivando um ao outro para que todos consigam manter os resultados. Até mesmo os profissionais que nos acompanharam nos enviam mensagens, perguntando e orientando. Isso faz toda a diferença", diz.

Comentários

Últimas de Vida Saudável