Banda regravou música especialmente para a nova campanha  - Divulgação
Banda regravou música especialmente para a nova campanha Divulgação
Por RENAN SCHUINDT

Rio - Referência em cardiologia, a Casa de Saúde São José lança a campanha 'Amigos pelo Coração', para conscientizar a população sobre a importância da massagem cardíaca. Para chamar a atenção, um parceiro de peso: a banda Barão Vermelho, que regravou o hit 'Meus Bons Amigos' especialmente para a ação. A canção tem o ritmo adequado (100 bpm) para garantir a taxa de compressões durante o procedimento, que deve ser entre 100 e 120 compressões torácicas por minuto. Com a música na cabeça, o socorrista tem mais chances de realizá-lo de forma correta e eficaz.

"Precisamos tornar a prática conhecida e realizar treinamentos", diz o cardiologista e idealizador da campanha, Gustavo Gouvêa. Segundo ele, os dados são preocupantes. "Cerca de 50% dos indivíduos com parada cardiorrespiratória morrem em 5 minutos e 10% morrem a cada minuto que passa. Por ano, são mais de 200 mil casos no país, sendo que 50% acontece em locais públicos", diz.

INSPIRAÇÃO

A inspiração veio de uma ação da American Heart Association e da British Heart Foundation, que utilizou a música 'Stayin' Alive', dos Bee Gees, para uma campanha do gênero. No Brasil, a iniciativa começou na internet com a veiculação de um vídeo com a demonstração da massagem cardíaca com base no ritmo da música da banda carioca. A campanha ensina o passo a passo para o socorrista leigo.

ENGAJAMENTO

"Ficamos empolgados para participar, pois nossa música vai ajudar a salvar vidas. Esperamos que todos embarquem nessa", disse o autor da música, Fernando Magalhães. Outra que abraçou a causa foi Giovanna Antonelli, que fez a locução de um dos vídeos. "Precisamos ampliar o conhecimento. É o que buscamos com a campanha. Também quero aprender, afinal, todos temos que estar preparados", disse a atriz.

Você pode gostar
Comentários