Idosos - Reprodução de internet
IdososReprodução de internet
Por

Cuidar do coração é essencial para levar uma vida plena e saudável. Já falamos aqui que as doenças cardiovasculares são as que mais matam no Brasil e no mundo, mas a prevenção é a melhor opção para quem quer viver muito e com qualidade. Que tal começar imediatamente a ter hábitos mais saudáveis? Vamos a algumas dicas importantes para deixar seu coração ainda mais forte e protegido.

Primeiro de tudo é importante saber que o coração está diretamente ligado ao estilo de vida. Ou seja, o que acontece com ele tem a ver com o nosso dia a dia, à forma como vivemos, com aquilo que comemos, bebemos e sentimos. O estresse, por exemplo, é um sentimento normal, mas viver estressado pode se tornar um fator de risco para o desencadeamento de doenças cardiovasculares. Ritmo cardíaco acelerado, arritmia, tremores, tontura, suor excessivo e respiração acelerada são alguns dos sintomas. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), algumas pequenas práticas, como alimentar-se melhor, praticar atividades físicas, rir mais, dormir melhor, entre outras, ajudam a amenizar o estresse do dia a dia e fazem bem ao coração.

Outro fator de risco que você deve afastar da sua vida é o sedentarismo. O que é isso? Nada mais é do que a falta, ausência ou diminuição de atividades físicas ou esportivas. Considerado o mal do século, o sedentarismo atinge órgãos vitais e impacta diretamente na saúde dos músculos e ossos. Segundo a Organização Mundial de Saúde (PMS), um em cada três adultos não pratica nenhuma atividade física no planeta, o que aumenta significativamente a população de indivíduos obesos e pessoas com sobrepeso. Quando feita de maneira regular, a atividade física previne e ajuda a melhorar muitos problemas de saúde como diabetes, hipertensão, obesidade e colesterol.

Resumindo: para fazer bem ao seu coração, mexa-se - procure antes um acompanhamento médico e de um profissional de educação física -, evite frituras e o excesso de gordura saturada, açúcar e embutidos. Opte mais pelas frutas, legumes e verduras e modere no sal. Diga não ao cigarro e, se beber, beba moderadamente. Seu coração agradece.

Você pode gostar
Comentários