Em testes que avaliaram sua segurança clínica, medicamento apresentou eficácia na redução da hemoglobina glicada - Reprodução de Internet
Em testes que avaliaram sua segurança clínica, medicamento apresentou eficácia na redução da hemoglobina glicadaReprodução de Internet
Por O Dia

Rio - A Anvisa aprovou um novo medicamento para Diabetes Tipo 2. Em testes que avaliaram sua segurança clínica, o Ozempic (semaglutida) apresentou eficácia na redução da hemoglobina glicada (HbA1c), do peso e das complicações cardiovasculares. O medicamento, que consiste em uma solução injetável, deve ser aplicada semanalmente. É indicado para pacientes adultos com dificuldade em controlar a doença.

“Além de diminuir rapidamente a glicemia e a hemoglobina glicada, reduz pressão arterial, triglicérides e a perda de proteína pelo rim”, afirma Freddy Goldberg Eliaschewitz, Assessor Científico da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD). Dentre os resultados, destacam-se as reduções nas ocorrências de acidente vascular cerebral (AVC) e infarto do miocárdio (IAM), ambos não fatais: 39% e 26%, respectivamente. “Quem é tratado com essa droga tem uma redução de 26% na taxa de desfecho combinado por morte cardiovascular", completa Goldberg.

Segundo A investigadora do ensaio, Rosangela Réa - membro do Departamento de Doenças Cardiovasculares da SBD - o resultado foi excelente. “O medicamento confirmou as reduções expressivas de hemoglobina glicada e peso já demonstrada em estudos anteriores, e no curto período de pouco mais de dois anos demonstrou benefício cardiovascular”, reforça.

Esse benefício é o principal destaque do Ozempic, sobretudo considerando que, de acordo com a Federação Internacional de Diabetes (IDF), idosos com diabetes tipo 2 têm risco de 3 a 4 vezes maior de morrer em decorrência de doenças cardiovasculares. Segundo uma estimativa da Associação Americana de Diabetes (ADA), na população entre 51 e 69 anos, a doença está ligada a 1/3 dos casos de AVC e 1/4 das doenças coronarianas.

Você pode gostar