Resultados foram baseados em testes de alergias ao metacrilato em 5 mil pacientes de clínicas dermatológicas  - Reprodução de internet
Resultados foram baseados em testes de alergias ao metacrilato em 5 mil pacientes de clínicas dermatológicas Reprodução de internet
Por O Dia

Rio - Um estudo realizado pela Associação Britânica de Dermatologistas faz um alerta para as mulheres que usam unhas postiças em gel, acrílico e cola para cílios: o produto químico metacrilato, um composto encontrado nesses adereços, pode causar erupção cutânea grave e comichão quando aplicado por manicures não treinadas. A análise sugere que pelo menos 2,4% das pessoas podem ser afetadas.

“As unhas de acrílico ou gel podem causar reações alérgicas e em alguns casos podem ultrapassar o limite dos dedos e causar erupções no corpo. Além disso são um excelente meio de cultura e transmissão para fungos. Quando essas unhas postiças são removidas, as unhas próprias ficam com deformidades definitivas ou no mínimo exigindo tratamento de um ano com acompanhamento médico”, esclarece o dermatologista Murilo Drummond.

Os resultados foram baseados em testes de alergias ao metacrilato em quase 5 mil pacientes atendidos em clínicas dermatológicas no Reino Unido e Irlanda no último ano. Ainda segundo o levantamento, as mulheres desenvolveram alergias por meio das unhas ou colas, e em um terço delas são as manicures que fazem a aplicação.

Essas reações podem ocorrer quando essa química entra em contato com qualquer parte da pele, causando assim a erupção cutânea que pode ser em qualquer parte do corpo, incluindo pálpebras, rosto, pescoço e até região genital. Em alguns casos específicos, podem ocorrer distúrbios respiratórios. O grande problema é que as pessoas continuam com as alergias e sem diagnóstico, pois a maioria não associa os sintomas com o uso das unhas, especialmente se a coceira ou vermelhidão estiver em outra parte do corpo, que não sejam unhas, dedos ou mãos.

 

Você pode gostar