App ajuda população a controlar gastos do SUS

Aplicativo gratuito pode ser utilizado em celulares com sistema operacional Android

Por

Em breve, app estará também estará disponível para iOS
Em breve, app estará também estará disponível para iOS -

Rio - Em época de redução de investimento no setor público, um aplicativo gratuito promete revelar aos brasileiros para onde estão indo os recursos da Saúde dos municípios. O 'Onde está o dinheiro da Saúde?' foi desenvolvido pela Fiocruz Pernambuco e pode ser baixado em qualquer smartphone com sistema Android.

"As informações disponíveis são estratégicas para quem trabalha na área da saúde, em especial os conselheiros", explica Islândia Carvalho, coordenadora do projeto. A ferramenta traduz, para uma linguagem simples e visual, os dados contábeis e da administração pública disponíveis no Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS). A tela inicial convida a uma busca por município e apresenta os valores disponíveis para investimento na saúde pública por pessoa, dia e ano, na localidade escolhida. Em seguida, a informação é complementada e o cidadão pode enxergar qual foi a participação da prefeitura e dos governos federal e estadual nesse valor anual.

O app mostra um ranking com os dois municípios com o maior e o menor aporte de recursos em saúde, tanto do país como do estado. O gráfico traz a média nacional desses investimentos, discriminado por pessoa e ano, em todos os municípios do país. Além de contextualizar os dados, o programa ajuda a estabelecer comparações e auxilia no controle social.

Comentários

Últimas de Vida Saudável