volta por cima (cont.)

dd

Por

clinica jorge jaber -

No Brasil, a política de redução de danos para álcool e drogas abordagem que visa minimizar danos sociais e à saúde ainda é tratada de maneira tímida. As práticas buscam a socialização para que os pacientes se tornem protagonistas da própria história. Estudos elaborados pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio, entidade ligada à OMS, comprovam que em países onde o consumo de álcool foi reduzido, como na Finlândia, a taxa de pessoas que tiraram a própria vida também diminuiu.

"Por aqui, essa política funcionou para a não-transmissão do HIV relacionado ao uso de drogas. Para o álcool, não é tão simples. Em geral, os alcoólicos não são vistos como doentes ou como pessoas que precisam de tratamento", explica o psiquiatra Jorge Jaber.

Em 49% dos casos de suicídio, as vítimas tinham entre 25 e 44 anos, de acordo com o estudo elaborado pela USP. Nessa faixa etária, 61% apresentava álcool no sangue.

AUMENTO DA IMPULSIVIDADE

Segundo o psiquiatra Teng Chei, o álcool provoca um aumento da impulsividade. Esse efeito, aliás, pode ser ainda mais evidente em grupos de populações que já apresentam essa característica. Como os adolescentes. "Neste período, o cérebro ainda está em desenvolvimento. Por isso, os efeitos do álcool são mais nocivos para este grupo".

GRAU DE INSTRUÇÃO

Outro fator que chama atenção é a ligação com o grau de instrução. Entre a população que apresenta até três anos de estudo caso de uma pessoa com o Ensino Fundamental incompleto , o índice de suicídio é de 6,8 casos para cada 100 mil habitantes, segundo o Ministério da Saúde. Entre aqueles que estudaram pelo menos 12 anos com o Ensino Médio completo , a taxa cai pela metade, com 3,4 casos por 100 mil pessoas. Moradores de rua, índios, presidiários e pequenos agricultores apresentam risco até sete vezes maior.

 

Galeria de Fotos

clinica jorge jaber Divulgação
Homens participam de roda de conversa em clínica especializada em tratar transtornos Divulgação
clinica jorge jaber FOTOS Divulgação
clinica jorge jaber Divulgação

Comentários

Últimas de Vida Saudável