Livro busca orientar e ensinar aos pais usando situações do dia a dia - Divulgação
Livro busca orientar e ensinar aos pais usando situações do dia a diaDivulgação
Por O Dia

Rio - Escrito por Fern Sussman, o livro 'Mais do que palavras' - guia que ajuda no desenvolvimento de crianças com autismo -, acaba de ganhar versão em Português. O material, traduzido pela fonoaudióloga Natalia Spinelli, visa o estímulo a interação, comunicação e as habilidades sociais.

“Apesar de não ter cura, o autismo é tratado como transtorno e não como doença. A ideia deste livro é orientar e ensinar aos pais usando situações que ocorrem no nosso dia a dia”, comenta Natalia, especializada no treinamento de pais e profissionais que tratam crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), nas áreas de educação e saúde. 

Cada capítulo contém diretrizes de como aplicar estratégias com as crianças que ainda não falam, assim como para as crianças que se utilizam de palavras ou frases. “O autismo não é, necessariamente, uma condição incapacitante. Hoje, temos instrumentos que podem alavancar o paciente diagnosticado com TEA", afirma a médica.

Ainda de acordo com a especialista, há casos em que o paciente acaba vivendo isolado, porque os pais não sabem como lidar e como estimular o filho. "Em muitas situações, principalmente quando o diagnóstico é feito rapidamente e os tratamentos são corretamente aplicados, a criança se desenvolve muito bem”, finaliza.

Você pode gostar