No país, cerca de 15 milhões de crianças têm algum problema ocular - Reprodução
No país, cerca de 15 milhões de crianças têm algum problema ocularReprodução
Por O Dia

Rio - Às vésperas do Dia Mundial da Visão, celebrado na próxima quinta-feira, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) se juntou à Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira (IAPB, na sigla em inglês) para alertar a população sobre a importância do cuidado com os olhos. De acordo com o órgão, cerca de 253 milhões de pessoas são cegas ou têm a visão comprometida no mundo.

A agência também revela outro número importante: mais de 75% dos casos de cegueira são evitáveis. Desse total, 90% das pessoas vivem em países em desenvolvimento. As principais causas de visão comprometida e cegueira são erros refrativos, como miopia, astigmatismo e hipermetropia), além de catarata e degeneração macular relacionada à idade (DMRI).

Segundo Cristiano Caixeta, diretor do CBO, os dados reforçam a importância de conscientizar a população. "É fundamental disseminarmos o conceito de promoção de saúde de forma preventiva, ao contrário do que acontece hoje. A prevenção representa economia para o sistema de saúde e, principalmente, ao paciente", destaca o oftalmologista.

Novos casos

De acordo com a previsão do CBO, mais de 80 milhões de pessoas devem ser atingidas pelo glaucoma nos próximos dois anos. A doença é considerada a maior causa de cegueira irreversível no Brasil e no mundo. A campanha, batizada como 'Saúde Ocular em Todo Lugar', pretende divulgar a data para pacientes e profissionais da área de saúde e todas as pessoas na rede de contato. Para encontrar o material completo, basta acessar a página o site www.cbo.net.br.

Você pode gostar
Comentários