Farmácias vão oferecer testes gratuitos para combater o diabetes

Farmácias vão oferecer teste de glicemia, além de conferir IMC, peso e altura

Por O Dia

Teste que mede a quantidade de glicose no sangue permite diagnosticar a doença
Teste que mede a quantidade de glicose no sangue permite diagnosticar a doença -

Rio - Mais de mil farmácias em todo o país vão oferecer, entre os dias 26 e 30 deste mês, avaliações gratuitas para identificar e alertar a população sobre o risco do diabetes. A ação acontece por conta da campanha Novembro Azul, mês de conscientização e combate à doença. E também marca a 9ª edição das Campanhas de Saúde 2018, coordenada pela Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma).

A ação da entidade está alinhada com a campanha 'Rastreamento de casos suspeitos de diabetes mellitus: Novembro Diabetes Azul 2018', promovida pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF) em parceria com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), que se estenderá até o dia 30 deste mês.

De acordo com a pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas do Ministério da Saúde, o número de brasileiros com diabetes aumentou 61,8% entre 2006 e 2016. Atualmente, atinge 8,9% da população. O Rio aparece como a capital com o maior número de pessoas com a enfermidade, com 8,8%. "A cada ano, 130 mil mortes são registradas em decorrência dessa doença. Por isso, é importante ações como essa", ressalta Sergio Mena Barreto, presidente executivo da Abrafarma. No ano passado, a Abrafarma promoveu campanhas que resultaram em mais de 120 mil atendimentos e mobilizaram cerca de 2 mil farmacêuticos em todo o país.

AVALIAÇÃO DE GLICEMIA

Nos estabelecimentos participantes, os farmacêuticos irão aplicar o teste de glicemia capilar utilizando o glicosímetro (aparelho portátil que mede glicose na corrente sanguínea em segundos). Além disso, determinarão o peso, altura, IMC, medida da circunferência abdominal e realizarão um pequeno questionário. Os pacientes podem ser orientados a procurar um médico, dependendo do resultado.

Comentários

Últimas de Vida Saudável