Pacientes devem ter uma dieta rica em frutas, verduras e legumes 
 - Divulgação
Pacientes devem ter uma dieta rica em frutas, verduras e legumes Divulgação
Por Beatriz Brito*

Rio - No agito do Carnaval, os cuidados com a alimentação passam despercebidos. Para quem caiu na folia e exagerou na quantidade de comidas gordurosas e bebidas alcoólicas, o importante agora é voltar à rotina e seguir uma alimentação equilibrada, que auxilie no processo de desintoxicação.

 

A primeira dica da nutricionista Raquel Carreiro é aumentar a ingestão de água durante o dia. "O consumo adequado de líquidos ajuda na eliminação de toxinas acumuladas no organismo. Além da água, como opção de líquido temos o chá verde, rico em uma substância chamada catequina, que contribui para a eliminação dessas toxinas", afirma Raquel.

 

Outra dica fundamental da nutricionista é aumentar o consumo de hortaliças frescas e frutas. Esses alimentos também têm, além das vitaminas e dos minerais, ativos que são necessários no processo de desintoxicação. O consumo adequado de frutas e hortaliças também contribui para uma adequada ingestão de fibras, o que irá manter a saúde da flora intestinal, facilitando na excreção de substâncias indesejadas ao nosso corpo.

 

O consumo de cereais integrais e oleaginosas, como castanhas, nozes, amêndoas, macadâmia e sementes (abóbora, girassol e gergelim), é ótimo pois os alimentos são ricos em vitaminas do complexo B e minerais, que irão contribuir no processo Detox.

 

É importante também variar o máximo o consumo dos diversos tipos de vegetais, legumes e frutas. O segredo para se ter um ótimo processo Detox é ingerir as quantidades suficientes de nutrientes presentes nos diversos tipos desses alimentos. Varie os tipos e as cores de cada alimento diariamente. Uma outra dica importante é usar e abusar de temperos naturais como alho, cebola, alecrim e cúrcuma, que também possuem atividade antioxidante e anti-inflamatória, protegendo nosso corpo dos radicais livres.

 

Abaixo um exemplo de cardápio Detox , considerando uma pessoa saudável.

 

Café da manhâ: Suco de chá verde + tapioca com chia e pasta de cenoura

Colação: Sementes de abóbora torrada

Almoço: Arroz integral + filé de peixe, + brócolis refogado + salada de feijão fradinho com molho vinagrete + mix de folhas (agrião, rúcula, chicória).

Lanche da tarde: Maçã + amêndoas + chá de hortelã

Jantar: Creme de couve-flor com açafrão da terra

Ceia: Leite de amêndoas

Receita de suco de chá verde para ajudar na desintoxicação:

•2 maças

•1 cenoura

•1 copo de chá verde

•2 folhas de couve

•4 talos de hortelã

•1 pedaço de gengibre

•1 punhado de sementes de girassol germinadas

Bater os ingredientes no liquidificador e coar em um pano fino ou peneira. Servir gelado.

Para a criançada não é diferente. Depois de bailinhos e bloquinhos e com tantas ofertas de comidas gordurosas, doces, pirulitos, algodão doce, hambúrguer, sorvetes e outras guloseimas, os pequenos também precisam de um freio para não consumirem açúcar além do limite.

 

A nutricionista Marcelle Tendrih, do colégio SEFA, no Méier, dá dicas de alimentos saudáveis para a hora do lanche e elege alguns ingredientes de baixa caloria para a produção dos lanches com produtos naturais, frescos e feitos em casa, como frutas, suco natural, pão, bolo e bolachas integrais caseiros.

 

Alunos do colégio SEFA no horário de lanche - Divulgação colégio SEFA

Abaixo estão 5 dicas de lanches pós carnaval para uma alimentação saudável que enche os olhos dos pequenos:

- Pão integral com cottage e manjericão e suco de melancia

- Bolo de banana com aveia e suco de laranja

- Biscoito cream cracker com geleia de uva e suco de morango

- Iogurte de fruta com linhaça e banana

- Água de côco com pão bisnaguinha integral com queijo minas e orégano

 

*Estagiária sob supervisão do Marco Rocha 

Você pode gostar
Comentários