Veja como perder peso - Pixabay
Veja como perder pesoPixabay
Por iG
Rio - A dificuldade em perder peso pode estar relacionada a diversos fatores, como o estresse e a má qualidade do sono. Para quem deseja emagrecer rápido, há hábitos e mudanças no estilo de vida que podem colaborar com a jornada rumo ao peso desejado.
A médica nutróloga especialista em emagrecimento Ana Luisa Vilela afirma que há diferença entre eliminar o peso na balança e adquirir mais saúde. Para ajudar, a nutróloga apresenta três aliados de quem quer emagrecer rápido:
Publicidade
Uso de enzimas
As enzimas são aliadas de quem busca perder peso no curto prazo porque atuam nas gorduras do corpo. “As aplicações são intra ou subcutâneos e agem no combate da gordura localizada. São compostas por substâncias eficazes e seguras que agem potencializando a quebra das moléculas de gordura, ativando o metabolismo”, esclarece a médica.
Publicidade
De acordo com a especialista, as enzimas proporcionam uma perda de peso saudável e podem potencializar em até três vezes o processo. Entretanto, ela faz uma ressalta: essas aplicações só podem ser feitas por médicos.
Atividade física intensa
Publicidade
Quanto mais "forte" for o exercício, maior será o gasto calórico. Um exercício pode ser considerado intenso quando os batimentos cardíacos estão acima de 85% da frequência cardíaca máxima, por exemplo.
Incluir esses exercícios na rotina também ajuda a emagrecer rápido. Entretanto, é sempre importante respeitar os limites de cada um.
Publicidade
Dietas específicas
Quem quer emagrecer ainda busca dietas de resultado rápido, como a cetogênica, a low carb ou a de baixo índice glicêmico. Todas ditam a redução ao extremo de carboidratos, considerados os vilões da dieta.
Publicidade
Sim, vale a pena fazer a conta e cortar calorias se a ideia é perder peso, mas é preciso ter cautela, até no curto prazo. Os carboidratos podem ser reduzidos, mas não eliminados completamente.
“Cortar os carboidratos pode trazer algumas reações desagradáveis para o corpo, como tontura, dor de cabeça, insônia, dificuldade de concentração e muito mau humor”, diz a médica.
Publicidade
“Se o organismo não tiver ao menos 25% da dieta composta por carboidratos, o corpo fica estressado e acaba compensando quando entra em contato com o nutriente novamente. Aí, uma simples batata cozida pode se converter em gordura imediatamente porque o corpo acha que vai passar pela privação do carboidrato novamente”, acrescenta a nutróloga, que também alerta sobre a programação metabólica.
A programação metabólica ocorre quando o corpo já está acostumado a ter um determinado peso. Se o organismo sente o emagrecimento acelerado, bloqueia a perda de peso por considerar que o corpo está em situação de perigo.
Publicidade
Ana Luisa aponta o equilíbrio como fator fundamental em toda a jornada para emagrecer rápido . “Todos os nutrientes são importantes para a saúde e não devem ser cortados”, reforça a médica.
 
Publicidade