Por conta da covid-19, idosos ficaram em isolamento e perderam o 'bico' que complementava o benefício - Pixabay
Por conta da covid-19, idosos ficaram em isolamento e perderam o 'bico' que complementava o benefícioPixabay
Por IG - Delas - Luiza Lemos

Distanciar-se socialmente por causa da pandemia do novo coronavírus pode ser um desafio e tanto para todos, mas convencer os idosos a ficarem em casa é tão complicado quanto o isolamento. Eles fazem parte do grupo de risco da Covid-19 e por isso devem seguir as orientações da quarentena, mas muitos insistem em ir para a rua, fazer uma caminhada ou manter hábitos.

Uma delas é a avó de 68 anos da estudante Maria Fernanda Vieira, mais conhecida como Nanda. Mesmo com todas as instruções e notícias enviadas, a senhora ainda sai e se encontra com amigas também idosas.

Nanda diz que a avó acha que está tudo bem e ainda não entende que mesmo não tendo caso confirmado na cidade dela (Rancharia -SP), caso chegue, a doença vai se espalhar rapidamente. "Mas o maior problema é que ela acredita em receitas caseiras e notícias falsas pelo whatsapp", completa a neta.

Na casa de Christopher Homero, de 24 anos, todos estão bem conscientes, mas a avó, o pai e os tios paternos não entendem a gravidade da situação. “Tento enviar vídeos e informações para incentivar eles a tomarem precauções, mas eles ainda não tomam todos os cuidados necessários e continuam a sair de casa”.

A avó de consideração de 78 anos da estudante Gabriela Travasso também não compreende a necessidade da quarentena. "Ela diz que só fica em casa se amarrarem ela. Pensa que por não ter nada pode sair tranquila de casa e, quando chega da rua, lava o braço com álcool pensando que assim se livra do coronavírus", afirma Gabriela.

E até semana passada o avô de 80 anos de Júlia Valverde continuava com a vida normal, indo para a academia e até passeando pelo shopping. “Ele não entende o porquê de ficar em casa, só parou de ir em certos lugares porque tudo fechou. Agora só sai para comprar comida, mas ainda assim a família se preocupa”, fala a neta. 

Isolamento é necessário

Por mais difícil que possa ser, o melhor é seguir conversando com os idosos para que eles entendam que precisam se cuidar nesse momento de pandemia.

Segundo a médica Ana Carolina Rocha, somente o confinamento pode conter o avanço da epidemia do novo coronavírus. Para entender melhor, ela explica que uma pessoa pode ter a doença incubada por até 27 dias e, mesmo sem apresentar sintomas, pode passar a doença para até três pessoas, segundo a média estudada.

Além disso, uma simples saída pode colocar os idosos e todos em risco porque as partículas do vírus ficam por horas nas roupas de quem foi contaminado, passando a doença para a frente. 

E como convencer os idosos a ficarem em casa?

Se só a conversa com seus pais, avós ou tios não deu certo, pode tentar seguir algumas ideias. Dois irmãos de São Paulo prepararam cartazes cheios de amor pedindo que os avós fiquem em casa neste momento. 

Já um inglês fez sucesso no Facebook e na imprensa britânica ao mostrar uma caixa que havia preparado para os pais. Ele a chamou de caixa anti tédio. 

Além disso, vale sempre ressaltar que o isolamento da quarentena não significa abandono. É preciso manter contato com os idosos, seja por telefone, videochamada ou mesmo uma visita segura. 

Você pode gostar
Comentários