Zyklus e do serviço de reciclagem de eletrônicos - Divulgação
Zyklus e do serviço de reciclagem de eletrônicosDivulgação
Por ANGÉLICA FERNANDES

No país em que o descarte anual de lixo eletrônico chega a média de 1,2 milhão de toneladas, um geógrafo do Rio de Janeiro faz a diferença. Há dois anos, ele criou uma empresa que recolhe e recicla todo tipo de equipamento tecnológico. Com o conceito de educação ambiental, a Zyklus Reciclagem, em Bonsucesso, também dá o destino certo aos materiais que possuem substâncias tóxicas e atende não só empresas, mas pessoa física, com coleta domiciliar.

Aquele computador antigo, a TV de tubo ou até pilhas e baterias usadas podem ser entregues na empresa de Vitor Saboya. "Muitas pessoas jogam esses materiais no lixo comum e acaba indo para um processamento irregular, prejudicando, principalmente, o meio ambiente", explicou Victor, que tem mestrado em engenharia ambiental.

Um levantamento do Grupo Ambience, sobre soluções ambientais, aponta que apenas 4% do lixo eletrônico brasileiro é descartado de forma correta. Vitor acrescenta que, em uma TV antiga, por exemplo, o mercúrio e chumbo encontrados nela, em contato com o solo de um aterro sanitário, causa danos irreparáveis de contaminação. "Há muito material pesado e químico dentro desses aparelhos que as pessoas não sabem. Portanto, a melhor forma de dar o destino a eles, é levando para a reciclagem".

Por mês, a Zyklus recebe cerca de 5 toneladas de lixo. "Costumamos dizer que se liga ou funciona na tomada ou usa pilha é útil para nós".

Você pode gostar
Comentários