Ensaio do D MULHER realizado nesta semana dia 17 de janeiro 2018  com a funkeira Jojo Todynho. - Marcio Mercante / Agencia O Dia
Ensaio do D MULHER realizado nesta semana dia 17 de janeiro 2018 com a funkeira Jojo Todynho.Marcio Mercante / Agencia O Dia
Por BRUNNA CONDINI

Rio - Ela está um arraso! Ou melhor, ela é. Com autoestima e garra - para bem além dos seus 20 anos - Jojo Todynho, fenômeno do funk e da internet, parece não acreditar na avalanche de mudanças que invadiram sua vida, em pouco menos de um ano. "Estou em êxtase, chocada, sem palavras", diz.

Nascida e criada em Bangu, Jordana Gleise de Jesus Menezes, a Jojo, é a voz que pergunta por aí: 'Que Tiro Foi Esse?' Música que desde dezembro passado, quando o clipe foi lançado, teve mais de 31 milhões de views. Mas qual foi esse 'tiro' certeiro, Jojo? 

No alvo

"É difícil falar. Ontem estava até chorando. É muito gratificante o que está acontecendo, porque ninguém acreditou em mim. Só Deus", comenta enquanto se produz para as fotos, acompanhada do DJ Batata, empresário, produtor musical e um dos autores do sucesso.

A promessa de hit do Carnaval viralizou na internet, em vídeos nos quais era interpretada por personalidades, atores e desconhecidos. De Anitta, que impulsionou o 'voo' da funkeira quando a convidou para participar do clipe 'Vai Malandra' a Luciano Huck, que registrou os filhos nas férias ao som da música do momento, chegando até a novela das 21h - vários núcleos de elenco de 'O Outro Lado do Paraíso', que ela acompanha e comenta no Instagram, também postaram vídeos representando o refrão.

Estilo

Neste ensaio a proposta era experimentar versões de Jojo: sexy/malandra, anos 70, hipster (inventando moda) e rocker. "Amei! Vários estilos legais. Mas confesso que sou apaixonada por macacão pantalona, foi o que mais gostei", elege. "Sigo modelos plus size americanas e tiro ideias delas", conta. "Dito minha moda".

Cheia de borogodó e autêntica, a carioca começou a experimentar a fama ano passado com um vídeo nas redes sociais em resposta a um bullying. "Uma 'maravilhosa' quis me gongar e foi perguntar sobre uma foto minha num grupo, se meus peitos eram silicone ou de verdade", lembra Jojo que tem seios naturais tamanho 58. "Fiz um vídeo e botei o peito para fora e disse: 'Meu amor, é natural", diverte-se. E teve o vídeo posterior, que deu origem ao nome artístico. "Estava assistindo ao 'Vai que Cola', e a Terezinha, que a Cacau Protásio faz, disse que do peito de mulher preta saía Toddy. No carnaval ficavam: 'Nossa que peitão'. E comecei a perguntar por aí se queriam Toddyinho (o nome da cantora é com um "d" só e sem o "i" mesmo)".

Jojo é defensora da diversidade. "Meu padrão sou eu. A sociedade impõe algo como se fosse uma regra que você deveria seguir. Meu amor, Deus nos fez com livre arbítrio. Tenho direito de botar a roupa que eu quiser, o biquini do tamanho que eu quiser", desabafa, e convoca: "Mulher bonita é aquela que se aceita do jeito que é".

Polêmica

Após posts recentes da atriz Joana Balaguer e da apresentadora Rafa Brites, incomodadas com o vídeos das pessoas encenando 'levar um tiro', Jojo esclarece o significado. "A palavra 'tiro', na gíria do meio (LGBT) quer dizer que alguém está muito poderoso, arrasou. Não é referência a arma de fogo", diz. "Ninguém pode falar de algo que não viveu. Venho de comunidade. Só eu sei o que passamos quando não conseguimos sair por conta de um tiroteio. Jamais faria uma música de apologia ao crime".

Carnaval

A cantora sabe que o período vai ser 'frenético'. "Há um ano eu estava vendo o David Brazil gravando com a Anitta na casa dela. E hoje, eu estou frequentando a casa dela. Há um ano eu estava no setor 1 na Sapucaí, hoje eu sou destaque da Beija-Flor", reflete ela. Além da escola de Nilópolis, Jojo vai estar no Bloco das Poderosas de Anitta, e também nos trios de Claudia Leitte e Léo Santana, em Salvador. E vai ser musa do Baile da Vogue, em 1º de fevereiro. "Já subi em trio elétrico nos blocos de Bangu. Estou preparada", ri. E acrescenta: "Às vezes me pego pensando se sou merecedora disso tudo. Se quer realizar um sonho, não se boicote. Tente pelo menos!' 

Coordenação: Brunna Condini

Produção de moda: Rodrigo Barros

Assistente produção de moda: Giu Tamara

Visagismo : Duoelo Visagismo

Maquiagem: Diego Nardes

Cabeleireiro: Lucas Souza

Fotógrafo: Marcio Mercante (Ag. O DIA)

Making of: Marleisson Silva

Agradecimentos:Kelly Caramelo/Perukelly , Edy Dellarte, Yan Chi e Diva Correia

 

Você pode gostar
Comentários