Marcia Disitzer e Regina Martelli no lançamento - divulgação
Marcia Disitzer e Regina Martelli no lançamentodivulgação
Por BRUNNA CONDINI

Rio - A jornalista de moda Marcia Disitzer, lança seu novo trabalho 'Potência Popular Carioca', reunindo diferentes perfis de moradores do Rio que, por meio da moda, foram à luta para criar sua própria história.

"A ideia surgiu em 2013 logo após eu ter lançado o livro 'Um Mergulho no Rio - 100 Anos de Moda e Comportamento na Praia Carioca'. Naquela época, a novela 'Avenida Brasil' estava no auge e eu estava fascinada com o alcance da trama e com o figurino de Marie Salles", lembra.

"Tive a ideia de escrever sobre a moda das Zonas Norte, Oeste e de favelas do Rio. Marie, inclusive, é uma das entrevistadas do livro, contando como foi que ela fez a pesquisa para a novela".

Trabalhando com jornalismo de moda desde 1991, Marcia traça no livro um mapa da força da cultura popular, mergulhando também em temas complexos e sensíveis como classes sociais, gênero, raça e relações culturais.

"São trajetórias potentes, de pessoas criativas que foram à luta. Os protagonistas do livro revelam neste recorte de histórias o caráter assertivo da moda e também seu papel terapêutico, que liberta e transmite essência", traduz.

O resultado é emocionante pela pluralidade das histórias e imagens apresentadas de personagens que podem ser encontrados em espaços como a feira, o baile e a quadra da escola de samba. Tudo realizado através de ensaios fotográficos e entrevistas.

"Assim como a música, que vem unindo a cidade com batuques e acordes, o ato de se vestir também é um vigoroso instrumento de afirmação. Em tempos de intolerância e ódio, essa costura é ainda mais urgente e revela com orgulho todas as cores, estampas e ritmos da cidade, que sobrevive junta e misturada por natureza", completa Marcia.

PLURALIDADE NA MODA

Na obra, que tem direção de arte de Jair de Souza e fotografia de Ana Stewart e Daniela Dacorso, a autora apresenta novos olhares. E ilumina os novos caminhos que se abrem.

"A moda é um retrato do seu tempo, capaz de mandar mensagens que podem impactar a sociedade. O mainstream (moda dominante) 'despertou' para algumas bandeiras levantadas no livro, como diversidade, inclusão, movimentos que lutam contra o racismo. E também para os movimentos feministas", comenta.

Estamos a um passo do fim dos padrões? Para onde vamos? "A internet e as redes sociais mudaram as regras do jogo, dando voz a todos e revelando a moda de todas as ruas. Estamos caminhando nessa direção, mas ainda falta bastante".

Você pode gostar
Comentários