Valéria Velenssa para o D Mulher - fotos Studio Faya
Valéria Velenssa para o D Mulherfotos Studio Faya
Por BRUNNA CONDINI

Rio- Quem é rainha não perde a majestade. Mesmo ficando distante da realeza, no caso, do samba, por 15 anos. Valéria Valenssa, que mitou como a eterna Globeleza, volta ao Carnaval como musa à convite do Camarote Club Arpoador.

"Estou muito feliz de voltar à Sapucaí em um trabalho ao lado do meu marido. Quem recebeu o convite foi o Hans (Donner), que assinou o projeto do lugar.É uma emoção dupla. Estar ao lado dele neste trabalho e voltar ao palco do samba".

Aos 46 anos, Valéria vem representando o Sol no Camarote. "Vou usar um vestido amarelo lindo. O Hans está fazendo um projeto incrível lá, em que predomina o pôr do Sol no Arpoador", conta. "O convite aconteceu por acaso. Em uma reunião do trabalho, tinha uma foto minha na sala dele, de vestido dourado. Perguntaram se eu toparia participar, e ele disse que ia conversar comigo. Foi irrecusável".

Feliz, a carioca fala sobre a ausência destes anos na festa de Momo. "Posso dizer que não senti falta do Carnaval. Vieram outros sonhos, como o de ser mãe. Tive uma gravidez atrás da outra. Quis me dedicar a essa vivência da maternidade", esclarece. E completa: "Carnaval durante muitos anos fez parte da minha vida. Nunca falei dessa água não beberei mais. Mas os sonhos mudam. Esse ano vai ser um momento especial".

E nos desfiles, veremos a musa novamente?

"Para desfilar fica mais difícil, vou assistir. Vivi tudo intensamente. Desfilei como e onde quis", observa. "Tem que dar espaço para as meninas novas, que estão chegando com seus sonhos. Tudo tem seu tempo. Quem viu, viu", desconversa aos risos.

GLOBELEZA NO CORAÇÃO

Ser a estrela da vinheta de Carnaval da Globo, rendeu bem mais que a fama e o título de musa para Valéria. "Conheci o Hans tinha 18 anos, ele fazia parte do júri do concurso Garota De Ipanema. Ele procurava uma mulata para a vinheta e me chamou", lembra. "Mas só começamos a namorar quando eu estava com 20. Admirava o trabalho dele há muito tempo e isso nos aproximou. Mas nunca imaginei que construiríamos uma história", conta ela que está casada com o alemão há 25 anos, e tem com ele João Henrique, 15 anos, e José Gabriel, 14.

Valéria teve o título de 'Globeleza' do Carnaval entre 1990 e 2005.

Hoje empresária, já tendo publicado um livro (autobiografia), e se preparando para escrever o segundo, faz palestras motivacionais pelo país (ela teve depressão no passado e fala de superação), e afirma que guarda no coração o passado.

"Realizei sonhos. Sonhava em ser chacrete do Chacrinha. Aí fui contratada pela quarta TV do mundo, fui o mais conhecido símbolo do Carnaval. E a realidade foi muito melhor que o sonho. Desejava uma família e ela está aí", constata, e acrescenta. "Tenho uma origem simples. Quantas vezes não tinha o que comer, não tinha o dinheiro da passagem? Pude ajudar a minha família com meu trabalho. É uma realização". E comenta sobre o reconhecimento: "Me param na rua até hoje! Me divirto".

BELEZA

Os cabelos curtos dos anos 90 ficaram para trás e hoje ela os usa alongados e mais claros: "O corte chanel foi minha marca muitos anos. Achava chique. Mas agora posso jogar o cabelo, adorei", diverte-se.

Linda e poderosa, ela volta com tudo em cima. E garante que a boa forma (56 quilos bem distribuídos em 1,68m) não é fruto de sacrifícios. "Me exercito desde a infância e sempre amei esportes. E isso me trouxe disciplina com tudo e com a alimentação. Me exercito pelo menos três vezes na semana. É importante manter o equilíbrio".

SONHOS

Ela quer brilhar e realizar muito mais em 2018. Entre os projetos, tem o desejo de cursar uma faculdade de psicologia e aumentar a prole. "Quero muito ter uma filha. Acho que ainda dá tempo. Vou tentar engravidar mesmo", revela.

E encoraja:"Tenho muita fé. Não podemos desistir dos nossos sonhos. Empecilhos sempre vão existir, temos que removê-los".

Solar como a nova fase, a bela comemora a trajetória. "Não me arrependo de nada na minha vida. Tudo que vivi até hoje foi com fé e bem vivido. A vida não é perfeitinha como aparece na TV, mas pode ser boa, tento passar isso para as mulheres".

Você pode gostar
Comentários