Lili Rodriguez: o retorno do JB...

A coluna conversa com o empresário Catito Omar Peres, um empreendedor e investidor corajoso, sobre seus planos de trazer de volta a versão impressa do 'Jornal do Brasil'

Por O Dia

Catito Omar PeresDivulgação

Rio - Em tempos de crise, novos negócios são sempre bem-vindos. A coluna conversa com o empresário Catito Omar Peres, um empreendedor e investidor corajoso, sobre seus planos de trazer de volta a versão impressa do 'Jornal do Brasil', ícone do jornalismo brasileiro.

Por que voltar com o JB em vez de criar um jornal novo?

Porque o 'Jornal do Brasil' é uma marca nacional, ainda muito forte, sobretudo no Rio. Faz parte da alma do carioca. Sempre digo que o que mora na alma não morre. Tenho certeza de que terá uma enorme receptividade por parte do carioca.

Como ficarão as dívidas do antigo JB? Vai assumi-las?

Tenho um memorando de entendimento já assinado para subarrendamento da marca. Não tem nada a ver com a empresa JB. Estou arrendando a marca para relançar o jornal impresso e através do site também. Hoje, o mundo mudou e está mais digital do que impresso. Mas, para o jornal se fortalecer, tem que voltar ao impresso. Os trabalhadores que possuem ações trabalhistas precisam entender a importância da volta do jornal, sobretudo na criação de empregos. Se houver essa compreensão, o jornal volta. Se não, fica difícil. Preciso ter um acordo com quem move essas ações, para que não caiam na empresa que estou criando para voltar com o jornal.

Tem parceiros para investir no JB?

Não, só eu.

E quanto você pretende investir para montar a redação?

Olha, o cálculo que fazemos é de um custo mensal de R$ 1 milhão. Então, teria que ter capital suficiente para bancar isso. A empresa tem que gerar esse faturamento.

Já tem promessas de patrocínio?

Nós vamos estruturar uma empresa para atingir esse mercado. Eu acho que existe o mercado publicitário para o jornal impresso. Vemos instituições governamentais ainda nesta plataforma. E sendo o 'Jornal do Brasil', tenho certeza de que nós faremos parte desse mercado.

Já escolheu algum diretor de redação?

Eu já fiz um convite, mas não gostaria de dizer o nome porque vou esperar resolver esse problema com a Justiça do Trabalho ser equacionado. Mas tem muita gente legal com quem estou conversando, que está esperando ansiosamente para que isso aconteça.

Alguma previsão de data de lançamento?

Se eu conseguir equacionar o problema na Justiça do Trabalho, eu acho dezembro viável. É um sonho fazer o 'Jornal do Brasil' voltar. É um desafio enorme, mas estou preparado para isso.

Como será a linha editorial?

Ele será o que sempre foi. Eu vou reeditar o jornal como era. Um jornal feito no Rio de Janeiro com a alma carioca, mas de dimensão nacional. Obviamente, vamos lidar com política e economia nacional.

E quanto a cobertura política?

Eu digo que a notícia é. Nós vamos publicar o que acontecer. Não vamos ter obviamente lado nenhum, porque aí deixamos de ser jornal. Vamos cuidar de noticiar o que aconteceu e quem quiser dar sua opinião, escreva um artigo e publicaremos.

Arte em Big Field...

Campo Grande comemora 414 anos no maior alto-astral, muita cultura e arte. Quinta e sexta, o agito é no Espaço Cultural Adelino Moreira com shows, teatro, ciranda de poesias e muito mais. A organização é da Superintendência Regional do bairro. Feliz aniversário!

Lindo exemplo!

Depois de gravar a novela 'Novo Mundo', Caio Castro e membros da organização 'Conexão' estiveram no Hospital Pediátrico David Bernardino, em Angola, para entregar donativos. "As crianças são anjos muito inocentes e têm alegria fora do comum. O que fiz não é muita coisa, mas se cada um juntar o pouco que tem para doar, penso que já será alguma coisa". Palmas para o galã!

Caio CastroDivulgação

Um escândalo!

O que fazem Marina Ruy Barbosa e Camila Queiroz juntas e lindas? Uma campanha publicitária. A morena e a ruiva foram clicadas em um ensaio para Pantene. Teve até coreografia. Elas aproveitaram para revelar que vem por aí. A gravação de um videoclipe e de uma música fazem parte da campanha.

Camila e MarinaDivulgação

Conectando...

Marcia Milhazes Companhia de Dança apresenta o espetáculo 'Guarde-me' na Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Quintas e sextas, às 18h; e aos sábados, às 13h. Imperdível!

160 jovens atletas do Rio de Janeiro irão a Brasília para os Jogos Escolares da Juventude, organizado pelo COB que rola dos dias 16 a 25 de novembro. O encontro levará esporte e cidadania para 3.990 estudantes de 1.357 escolas públicas e particulares brasileiras. Seis atletas do Japão participarão das provas de atletismo e natação.

Julio Bueno, ex-secretário de Fazenda, e Jacqueline Farid lançam 'Rio em Transe', no núcleo da crise, da Casa do Escritor. Na Travessa de Ipanema, amanhã, às 19h. Vem polêmica por aí!

A chegada do Papai Noel no Bangu Shopping tem show do Dream Team do Passinho, artistas circenses e personagens do canal Gloob, tema da decoração. Hoje, às 18h. Grátis.

 

Últimas de Diversão