Por lucas.cardoso
Rio - O cenário de crise faz os consumidores repensarem em alternativas de adquirir bens. Em relação aos automóveis, a modalidade de consórcio tem ganhado adesão maior. Não se obtém o produto imediatamente, porém a vantagem de participar é a economia, necessária no momento atual.

Segundo análise feita pelo Itaú Unibanco, o consórcio subiu para o sexto lugar no ranking dos produtos financeiros mais procurados pela internet. Para Cristiane Magalhães, diretora do banco, o aumento da preferência pela modalidade é, sem dúvida, de natureza econômica. “Um dos principais pontos a favor do consórcio é a não incidência de taxa de juros nas parcelas, o que contribui para diminuir o valor final do veículo e torna o modelo mais atrativo para o consumidor em um cenário econômico desafiador. As contemplações no consórcio Itaú, por exemplo, cresceram 5% em outubro deste ano em relação ao mesmo período de 2015. Esse é um indicativo do bom momento do produto para o consumidor", comentou a executiva.

Plano de consórcios da Real Veículos agora abrange também quem está interessado em seminovosReprodução Facebook

Como todo produto financeiro, é importante que se conheça bem as regras da modalidade. Em meio à necessidade de buscar informações sobre essa modalidade, o Itaú Unibanco elaborou uma lista com uma série de recomendações aos interessados em adquirir um automóvel nesse formato.

PLANEJAMENTO

É importante ter em mente que no consórcio não se adquire diretamente um automóvel, mas sim uma carta de crédito. Então, o planejamento para esse crédito é fundamental. O consorciado deve considerar em seu orçamento o valor das parcelas a pagar, as taxas de administração e o fundo de reserva, que cobre uma eventual falta de recursos para crédito a todos.

DICAS: NEGOCIAÇÃO

A carta de crédito é o equivalente a um pagamento a vista. Isso aumenta o poder do comprador na hora de acertar o preço do veículo com o vendedor. O que vira desconto no preço do veículo pode ser usado para cobrir despesas com a operação (seguro e documentação, por exemplo), já que até 10% da carta de crédito pode ser utilizado para pagamento de custos do negócio.
Publicidade
AGILIDADE
Quem precisa do carro com rapidez e já tem uma reserva de dinheiro poderá ofertar lances e agilizar a contemplação. No consórcio do Itaú, por exemplo, é possível também usar parte da própria carta de crédito como lance para aumentar suas chances. Esse valor será reduzido do crédito a ser liberado na compra.
Publicidade
PREÇO
As parcelas do consórcio acompanham o preço dos veículos novos. Isso garante seu poder de compra mesmo que a contemplação não ocorra imediatamente após a aquisição.
Publicidade
ALTERNATIVAS
Outra vantagem da modalide de consórcio está na diversidade de planos, que permite escolher os valores de parcela mais apropriados para cada bolso e o tempo ideal para efetuar o pagamento das mesmas.
Publicidade
CONTAS E CONTRATO
Fique atento às condições e regras de funcionamento. Para o interessado, é fundamental fazer a leitura de todo o contrato, simular as condições da operação e contar com um canal para tirar dúvidas sobre o produto ou a instituição financeira são fatores que poderão evitar problemas na operação para adquirir o carro novo.