Por lucas.cardoso
Rio - O verão é aquela época de chuvas mais intensas. Por isso, é de fundamental importância cuidar da manutenção das palhetas, um item caracterizado como de segurança para o veículo, que será muito lembrado durante a viagem pela estrada ou até mesmo pensando na tranquilidade do trânsito em geral. Não dá para lembrar do cuidado com o componente somente na hora de acionar o limpador. O mau funcionamento do sistema prejudica a visibilidade do condutor, podendo interferir diretamente no fluxo do tráfego na cidade e na estrada.
Manutenção de palhetas previne problemas de visibilidade quando choveReprodução Internet

O ideal é que, nos dias secos, as palhetas sejam verificadas para evitar problemas. As constantes mudanças de temperatura interferem na eficiência delas, já que estão em constante exposição. O tempo seco e a maior incidência de raios UV presentes na atmosfera afetam a composição da borracha e diminuem a vida útil do componente. Outra situação que impacta na durabilidade do produto é usar o limpador para remover insetos no para-brisa, pois a gordura presente neles atrelada à trepidação do carro diminui a eficiência do item.

Dessa maneira, verificar regularmente as palhetas (dianteiras e traseiras), uma tarefa simples, vai assegurar para quando necessário a melhor performance de limpeza do para-brisa, gerando boa visibilidade e, consequentemente, segurança. Segundo a Bosch, fabricante do componente, a substituição do conjunto deve ser feita pelo menos uma vez por ano ou ao serem observadas formação de faixas e riscos, ruído ou trepidação, formação de névoa e falhas na limpeza do para-brisa e lâmina quebradiça, torta ou rasgada nas palhetas.

A limpeza

Para manter as palhetas em boas condições de uso, a Bosch orienta que a limpeza das lâminas de borracha seja realizada somente com um pano umedecido em água ou sabão neutro. Nunca com querosene ou outros produtos químicos. Outra dica é manter a borracha úmida, utilizando constantemente o esguicho de água e, ao abastecer o veículo, solicitar ao frentista a limpeza dos vidros.

A substituição
Publicidade
Ao substituir as palhetas, é importante também verificar a condição do motor e braço do limpador, além de checar se o esguicho de água está desobstruído e corretamente posicionado.
Por fim, é fundamental fazer a manutenção preventiva de todo o veículo com o objetivo de garantir mais segurança, prevenir acidentes e reduzir riscos nas vias. Assim, para evitar imprevistos nas viagens das férias de verão, por exemplo, além de verificar as condições das palhetas, realize a inspeção de diversos outros componentes. Consulte o manual do proprietário e procure uma oficina de confiança para checar o veículo antes de pegar a estrada.