O seminaráio acontecerá na próxima terça-feira (16) na OAB-RJDivulgação / IFRJ
O evento contará com a participação de representantes que ocupam a mesa da comissão de povos originários da OAB-RJ, pesquisadores indígenas, representantes do poder público que atuaram no auxílio a refugiados indígenas do povo Warao, no município de Nova Iguaçu, e também do ex-coordenador do NEABI Belford Roxo, Estevão Cristian da Silva Leite.
Programação:
9:00 h – Abertura 9:10h – Contextualização de Refúgio/Migração/Imigração Indígena no período da pandemia de COVID-19. Dário Jurema (Indígena da Etnia Xukuru, Bacharel e Licenciado em História - UFF, Ator, Apicultor e Guia de turismo).
9:40 h – Povos indígenas e as políticas de imigração e refúgio: desafios para o reconhecimento de direitos. Kelly Russo (Doutora em Educação , Professora e pesquisadora Programa de Pos-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas - FEBF/UERJ) e María Florencia Maggi (Doutora em antropologia e Pós-doutoranda da Universidad Nacional de Córdoba/Argentina).
10:30h- Como o poder público atuou junto a grupo de refugiados indígenas Warao no município de Nova Iguaçu. Igor Azeredo (Assistente Social, técnico da secretária de Assistência Social do Município de Nova Iguaçu).
11:00h - Como instituições sem fins lucrativos apoiam
pessoas em situação de refúgio/migração. Estevão Leite (Doutorando em Engenharia de Produção COPPE/UFRJ, idealizador do Rede Refugia, Conselheiro de Cultura, Pesquisador do Estudo SMILE Brasil).
11:30h – Abertura de perguntas do público à mesa. 11:50h - Considerações finais e encerramento.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.