O Monumento ao Pescador foi construído em 1982, ainda no primeiro governo do prefeito José Bonifácio (PDT), para comemorar a duplicação da Ponte Feliciano SodréSECOM

Por O Dia
Nesta terça-feira (29), às 17h, a Prefeitura de Cabo Frio, na Região dos Lagos, vai reinaugurar o Monumento ao Pescador, uma escultura feita em bronze instalada há mais de 30 anos em frente à subida do Morro da Guia. Em comemoração ao Dia de São Pedro, a peça será transferida para um local mais visível e passa a ficar no calçadão do Canal Itajuru, próximo à ponte Feliciano Sodré.
O Monumento ao Pescador foi construído em 1982, ainda no primeiro governo do prefeito José Bonifácio (PDT), para comemorar a duplicação da Ponte Feliciano Sodré, entregue em outubro daquele ano.
Publicidade
“Essa escultura tem cerca de 1,60m de altura. Estava intacta, muito bem preservada. Providenciamos apenas uma boa limpeza. Como o pescador é uma figura muito importante na história de Cabo Frio, decidimos que esse monumento deveria ficar em um local mais visível, servindo inclusive de ponto turístico para fotos, tendo ao fundo o Canal do Itajuru e a ponte Feliciano Sodré”, informa o secretário adjunto de Planejamento, Sérgio Nogueira.
Para a solenidade, o prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio, fez questão de convidar os membros da Colônia de Pescadores da cidade. Na celebração, haverá uma procissão fluvial, além de atividades culturais realizadas por artistas da cidade, que foram escolhidos por uma comissão formada pela Secretaria Municipal de Cultura.
Publicidade
Na tradição da Igreja Católica, São Pedro é considerado o primeiro Papa, príncipe dos apóstolos e padroeiro dos pescadores, pedreiros, porteiros e viúvos. Para lembrar da sua trajetória de vida, o dia de São Pedro é comemorado em 29 de junho.
A Paróquia Nossa Senhora da Assunção anunciou para esta terça-feira (29), às 19h30, a realização de uma missa especial na capela de São Pedro, na Gamboa. Devido à pandemia, o acesso foi limitado e as poucas vagas disponíveis já foram preenchidas.
Publicidade
Para domingo (4), o pároco anunciou missas em celebração da liturgia da solenidade de São Pedro e São Paulo na igreja de Nossa Senhora da Assunção, no Centro. Para assistir de forma presencial é necessário retirar os convites no site da Paróquia Nossa Senhora da Assunção.