Dell XPS 13 Developer Edition com Ubuntu 20.04 LTS - Divulgação
Dell XPS 13 Developer Edition com Ubuntu 20.04 LTSDivulgação
Por Marco Sá
Lançado oficialmente em abril, o Ubuntu 20.04 LTS estará presente no XPS 13 Developer Edition, tornando-o, assim, o primeiro laptop a ser vendido com esse sistema operacional de fábrica. O anúncio feito pela Dell ontem também faz parte do Project Sputnik, uma iniciativa da empresa norte-americana para lançar versões para desenvolvedores de seus computadores com distribuições Linux.

A Ubuntu afirma que a nova versão implementa uma série de novidades, em relação à 18.04 oferecida atualmente. Além das melhorias de performance, há mais de 6.000 snaps (aplicativos) na Snap Store, como Spotify, Plex, Visual Studio Code e Slack. O modo escuro, que causa menos impacto à visão, também está disponível no tema padrão Yaru.

Já a Dell, exceto pelo software, mostra que o notebook traz as mesmas configurações do modelo padrão, que vem com Microsoft Windows, incluindo os processadores Intel Core de 10ª geração, tela IPS LCD 16:10 de 13,4" com resolução Full HD e opção 4K, até 16GB de RAM LPDDR4X a 3733MHz e até 2TB de armazenamento SSD M.2 NVMe.

O novo XPS 13 Developer Edition já se encontra disponível desde ontem para venda no site da empresa, com o valor inicial de US$ 1.099,99 (aproximadamente R$ 5.800, na cotação atual), mas ainda não há informações sobre a disponibilidade no Brasil.