Facebook - Marcello Casal Jr/Agência Brasil
FacebookMarcello Casal Jr/Agência Brasil
Por Marco Sá
Quem tentou escutar música ou podcast esta manhã no Spotify, pode ter encontrado problemas se o celular era um iPhone. O mesmo aconteceu com correntistas do Nubank, que ao abrir o app, imediatamente se encerra, impedindo operações básicas como consultar saldo e fazer transações financeiras.

Outros aplicativos como Pinterest, Swarm e Viber também apresentaram falhas. Termos como iPhone, Spotify e Nubank entraram na lista de assuntos mais comentados do Twitter. A fintech chegou a publicar – e depois excluir – um tweet informando que o problema foi causado devido a uma integração com o Facebook.
Nubank responsabiliza o Facebook - Reprodução / Twitter


As versões para Android e para computador não demonstraram o mesmo travamento, que começou a ser percebido a partir das 3h. A rede social declara ter resolvido o problema, em atualização às 11h32:

Hoje, uma alteração de código acionou travamentos em alguns aplicativos iOS usando o SDK do Facebook. Identificamos o problema rapidamente e o resolvemos. Pedimos desculpas por qualquer inconveniente.
Fórum de desenvolvedores confirma solução - Reprodução / Facebook

Publicidade
O Google Trends, que monitora os assunto mais buscados do momento, registrou aumento nas buscas por expressões como “spotify travando” e “spotify abre e fecha”. Já o Downdetector, que acompanha os serviços na web, mostra que o Spotify alcançou mais de 12 mil reclamações. Todas são referentes a usuários do iOS e têm em comum essa integração com o Facebook.