Oppo é uma das líderes globais de venda de smartphone - Divulgação
Oppo é uma das líderes globais de venda de smartphoneDivulgação
Por Marco Sá
Em franca ascensão nas caixas dos smartphones nos últimos anos, os chamados carregadores rápidos são objetos de desejo dos consumidores. Como a maioria desses modelos são tecnologias proprietárias, há soluções de diversas potências, de 30W a 65W.
O site especializado Android Authority testou 12 celulares lançados este ano e seus carregadores originais, desativando o carregamento adaptável sempre que possível. Foram avaliados os mais eficientes em termos de velocidade durante o processo e os que mais rapidamente atingem 100% da carga.
Publicidade
Carregadores mais rápidos de 2020 - Reprodução
O Realme X50 Pro 5G, ainda não disponível no Brasil, dispara na frente com seu carregador de 65W, que tem praticamente o mesmo tamanho de bateria do segundo colocado, o Oppo Find X2 Pro e mesma potência no carregamento. O primeiro levou 33 minutos para completar, enquanto o segundo, aos 99%, levou 10 minutos para atingir 100%. Ambas as marcas fazem parte da BBK Electronics, que ainda detém a OnePlus e a Vivo (sem ligação com a operadora de telefonia).
Na terceira posição, o Xiaomi Mi 10 Pro, o top de linha atual da também chinesa, traz um carregador com fio de 50 W e a bateria de 4.500 mAh. O aparelho também possui carregamento rápido sem fio de 30 W, uma das melhores opções do mercado.
Publicidade
O primeiro fabricante de fora da China a aparecer no ranking é a Samsung, com o Galaxy S20 Ultra, na sétima posição. O celular sul-coreano possui uma bateria de 5.000 mAh, mas na caixa vem um carregador rápido de 25 W, que levou cerca de uma hora para completar. A fabricante também oferece a opção de 45 W.
O Android Authority também estendeu os testes para os aparelhos lançados nos últimos 18 meses, mas praticamente não há alterações. Os aparelhos da BBK predominam nas primeiras colocações e empurram a Xiaomi para a quinta colocação. Juntas com a Huawei, as três chinesas dominam 42% do mercado global.
Publicidade
Carregadores mais rápidos dos últimos 18 meses - Reprodução
É importante lembrar que muitos desses modelos não possuem representantes oficiais no Brasil e sua aquisição acaba ficando restrita ao varejo on-line. Recentemente, a Oppo anunciou que vai lançar um carregador de 125 W.