WhatsApp Pagamentos para pessoa física e empresas - Reprodução
WhatsApp Pagamentos para pessoa física e empresasReprodução
Por Marco Sá
Depois de uma suspensão em junho, para "avaliar eventuais riscos", o WhatsApp Pagamentos foi liberado pelo Banco Central (BC) para que Visa e Mastercard realizem testes com transações de baixo valor, enquanto a operação ainda não é autorizada para consumidores.
A Mastercard, em comunicado à Reuters, afirma que "a funcionalidade ficará liberada apenas para um grupo limitado de cartões que realizarão transações de baixo valor". A Visa, por outro lado, recebeu autorização apenas para testes, sem operação comercial.
Publicidade
À Folha de S.Paulo, Fernando Teles, presidente da Visa no Brasil, disse que a concessão do BC foi feita em 28 de julho, tendo como objetivo incluir mais emissores de cartão e empresas de maquininhas ao sistema de pagamentos do Facebook.
Conforme o diário paulista, executivos da empresa americana e representantes da instituição brasileira discutirão a pauta ainda esta semana. O BC ressalta que a plataforma "está em análise e segue o trâmite normal de aprovação".
Publicidade
Antes de ser vetado, o serviço estava disponível para clientes do Banco do Brasil, Nubank, Sicredi e Woop, com as transações sendo processadas pela Cielo e taxa zero para pessoa física. Para empresas, a cobrança era de 3,99% no WhatsApp Business.