Quando alguém morre, a oxigenação para de acontecer e o organismo se desequilibra. Minerais como o sódio e o potássio, importantes para o metabolismo, deixam de ser produzidos. Com isso, as células se desestabilizam e passam a digerir o próprio corpo. É assim que os fisiologistas explicam o que acontece com o corpo após a morte. Mas e o que acontece com a alma?
O destino da alma após a morte é uma das maiores questões da humanidade desde o início dos tempos. Apesar disso, as religiões e até a Ciência têm suas próprias teorias sobre o que acontece depois que alguém morre. Paraíso, inferno, purgatório, reencarnação… Vamos entender.
A Ciência não tem uma resposta definitiva para o que acontece depois da morte. O que existem são teorias científicas que permeiam essa questão através de relatos de pessoas que tiveram morte clínica, mas foram “ressuscitadas” com o uso de aparelhos ou voltaram sozinhas. Os relatos dessas pessoas são semelhantes e acabaram se tornando popular. Quem nunca ouviu falar sobre “um túnel com uma luz branca no final”?
Fora a Ciência, no geral, as religiões enxergam que os seres humanos são mais que um corpo físico, e que a alma tem destino certo. No hinduísmo, a morte é uma passagem para uma nova dimensão. Dependendo da evolução que teve, a alma poderá passar por um período no Loka, o que seria o paraíso para os hindus. Após esse período, a alma reencarnará várias vezes até que evolua a ponto de não precisar mais reencarnar.
Os budistas também acreditam na reencarnação. Seja como humano ou como animal. Além disso, acredita-se em diferentes mundos também. A forma como cada um reencarna depende da sua conduta em vida, bem como do seu carma. Já os espíritas creem que após a morte do corpo físico, o espírito permanece vivo em um novo plano astral. Para eles, as reencarnações são uma nova oportunidade de melhorar e evoluir seu espírito.
Para os Cristãos, a morte é um assunto definido: a pessoa pode ir para o céu ou para o inferno. A salvação não é baseada pelas obras, mas unicamente pela Fé, esta Fé firme em Jesus Cristo: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie;” (Efésios 2:8-9).
Durante a vida, cada pessoa tem a oportunidade de se reconciliar com Deus, mas depois da morte segue-se o julgamento. Quando estamos em Jesus Cristo e vivemos obedientes a sua Palavra somos Justificados. A Bíblia apresenta Jesus Cristo como único mediador entre esta vida e a vida após a morte. “Porque, assim como por um homem veio a morte, também por um homem veio a ressurreição dos mortos. Pois como em Adão todos morrem, do mesmo modo em Cristo todos serão vivificados” (1 Coríntios 15.21-22).
A morte não precisa ser o fim. Jesus morreu e ressuscitou para que todos que creem Nele possam ter vida eterna. Deus te abençoe!
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.